Durante toda esta semana estão ocorrendo atividades relacionadas à Semana da Bicicleta de Joinville, incluídas nos festejos de aniversário do município, na próxima segunda-feira, 9 de março. A semana foi instituída pela Lei 7666/2013, cujo projeto foi proposto pelo vereador Claudio Aragão. A ação tem como objetivo difundir os conceitos de condução segura aos ciclistas, incentivar o uso correto da bicicleta e orientar sobre a mobilidade urbana.
A programação conta com exposição fotográfica, palestras em escolas e empresas e opções de pedaladas com distâncias variadas para atletas e cicloturistas, e até para quem deseja iniciar no mundo das bicicletas. O evento segue até o dia 9 de março, com a apresentação de um grupo de ciclistas durante o desfile municipal, na avenida Beira-Rio.
De acordo com o presidente da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville, Vladimir Constante, a cidade possui uma rede de ciclovias de 135 quilômetros, e, com o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), a meta é que sejam oferecidos mais 730 quilômetros nos próximos anos. “O município possui uma topografia plana; é uma condição adequada para a modalidade”, comenta Constante.
Segundo a pesquisa Origem/Destino de 2010, 11,3% dos deslocamentos da população são feitos por bicicleta. A média está muito acima dos 4,5% registrados em cidades brasileiras do mesmo porte. A intenção é ampliar esse percentual para até 20%.
“Com a Semana Municipal da Bicicleta, quisemos criar uma ação que marcasse a importância da modalidade. Justamente pelo título de ‘Cidade das Bicicletas’, a formulação dos projetos voltados a esse meio de transporte deve ser uma constante em nossa cidade”, comenta Aragão.
Programação
De 2 a 8 – 10 às 22h – Exposição no Shopping Mueller: fotografias, bicicletas diferenciadas, vídeos e a obra “Bicicleta de Roda Quadrada”, do artista Juarez Machado.
Dia 2 – 20h – Pedal Noturno: saída da rua Marquês de Olinda, em frente ao Escapamentos Moraes, e destino a Pirabeiraba, no restaurante Rudnick. Cerca de 40 km de pedal.
De 2 a 6 – Instrução nas empresas: agentes de trânsito educadores da Eptran treinarão um grupo de instrutores de ginástica laboral do SESI, que irão transmitir essas dicas aos funcionários de empresas de Joinville.
Dias 3, 4 e 5 – Visitas Monitoradas ao MuBi (Museu da Bicicleta): em parceria com as empresas de ônibus Gidion e Transtusa, alunos da rede municipal de ensino terão a oportunidade de conhecer o acervo e participar de demonstração sobre o uso correto da bicicleta.
Dia 4 – 19h30 – Pedal Instituto Juarez Machado e Casa Turnes.
Dia 5 – 19h30 – Palestra com Ricardo Corrêa: realizada no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Joinville, em parceria com o Movimento Pedala Joinville, o palestrante abordará questões de mobilidade e infraestrutura urbana.
Dia 6 – 19h30 – Mesa Redonda: um urbanista, um atleta, uma cicloturista e um policial militar da “bike patrulha” vão expor suas experiências e perspectivas de futuro sobre a bicicleta, no Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores.
Dia 7 – 14h – 1º Pedal Joinville de Cicloturismo: saída do Museu da Bicicleta com destino às cachoeiras da região do Piraí, o passeio contará com toda a infraestrutura necessária (água, frutas, carro de apoio e mecânico).
Dia 8 – 10h – Pedal da Mulher: 8 km de pedal em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Saída e chegada à rua Hermann Lepper (Rua do Lazer) em frente ao Fórum. Toda a família pode participar.
Dia 8 – 11h – Campeonato de Bike Lenta: 3ª edição do torneio de cujo objetivo é chegar por último, dentro de circuito delimitado por raias, sem pular, colocar o pé no chão ou tocar nas raias. Rua do lazer (Av. Hermann August Lepper entre as ruas Dona Francisca e Itaiópolis).
Dia 9 – 18h – Desfile Comemorativo dos 164 anos de Joinville: participação de grupo de ciclistas no desfile na avenida Beira-rio.