Os vereadores da Comissão de Finanças, presidida por Lucas Souza (PDT), receberam nesta quarta-feira (13) o secretário municipal Thiago Boeing (Comunicação), que apresentou detalhes do orçamento da pasta.
A comissão recebeu, desde fevereiro, com o mesmo objetivo, os secretários de Pesquisa e Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Meio Ambiente e Saúde.
O orçamento deste ano da Secom é de R$ 19 milhões, o que representa 0,43% do total do município, de R$ 4,4 bilhões. A maior parte, de R$ 11 milhões, ou 61%, é destinada à publicidade de ações de governo. Segundo Boeing, essa é a média de investimento das cidades do porte de Joinville.
A secretaria conta com 38 servidores, a maioria concursados, cujos salários consomem 33% de seu orçamento (cerca de R$ 6 milhões). Eles são responsáveis, por exemplo, pelo site da Prefeitura, ouvidoria e relacionamento com a imprensa.
Também cabe à Secom licitar e fiscalizar as agências de publicidade que produzem e distribuem propaganda institucional.
Questionamentos
O vereador Alisson (Novo) perguntou se existe publicidade obrigatória. O secretário explicou que não há exigência legal, mas que existem necessidades, como a de informar sobre a consulta pública do binário da Zona Sul, campanha que está no ar.
A vereadora Tânia Larson (União Brasil) disse que muitas pessoas não sabem usar o celular e têm dificuldades de acessar informações sobre assuntos relacionados à proteção animal.
Thiago Boeing afirmou que o aplicativo está sendo melhorado, e que 20% das demandas da ouvidoria, incluindo as da causa animal, estão sendo registradas no aplicativo “Joinville Fácil”.
O vereador Lucas Souza sugeriu que o campo da ouvidoria no site da Prefeitura seja mais explícito.