A comissão especial que avalia a segurança em escolas de Joinville visitou seis centros de educação infantil (CEI) nesta quinta-feira (11). Os vereadores vistoriaram creches nos bairros Glória, Costa e Silva e Bom Retiro. Desde semana passada a comissão já passou por 27 unidades de ensino.
O roteiro de visitas desta manhã começou no CEI Peter Pan, no Glória. Na sequência, os parlamentares fiscalizaram o CEI Pequena Sereia, CEI Branca de Neve e CEI Girassol, todos no Costa e Silva. A rodada de vistoria terminou no Bom Retiro, com o CEI Prof. Débora Cristina Neves da Silva Ruis Paloma e o CEI Adolfo Artmann.
No CEI Girassol, a diretora Andreia Rodrigues Duffeck contou que a maior cobrança dos pais dos alunos é com relação ao muro da unidade. Na maior parte, a escola é protegida por grades sobre uma mureta de aproximadamente 40 centímetros de altura. Ela relatou que professores já observaram uma pessoa, que transitava pela calçada ao lado do CEI, oferecendo balas aos alunos.
Como já manifestado em outras unidades, Andreia disse que não quer o fechamento total da escola com muros altos. Para a diretora, o ideal é um modelo que una muro, gradil e sensores de barreira.
Questionada por Neto Petters (Novo) a respeito da frequência dos alunos após o ataque em Blumenau, Andreia afirmou que todos já retornaram à frequência regular. Ela contou que logo após o caso na cidade do Vale do Itajaí, os pais, ainda agitados, queriam bancar um vigia particular para o CEI. Porém, com a adoção de rondas da Guarda Municipal, a situação entre eles está mais calma.
Boas práticas
Como um balanço das 27 visitas feitas pelos vereadores até esta quinta-feira, o relator da comissão, Wilian Tonezi (Patriota), analisou que, além de verificar as deficiências das escolas, o trabalho do colegiado possibilita aos vereadores a observação de boas práticas de segurança já adotadas. Tonezi ressaltou que algumas destas iniciativas partiram das próprias direções dos centros de educação infantil.
Entre elas, o vereador destacou a realização de treinamentos de primeiros socorros e práticas emergenciais em caso de incêndio, além da adoção de rádios comunicadores para o uso entre professores e demais servidores. Para Tonezi, agora há a necessidade de padronização destas medidas para que elas possam ser levadas para todas as unidades escolares de Joinville.
A comissão tem agendada mais visitas nesta sexta-feira (12). A programação dos vereadores é visitar os CEI Adhemar Garcia, Meu Pequeno Mundo, Espaço da Criança, Fátima e Miosótis.
Após a conclusão das vistorias, o relator deve preparar um documento com as deficiências e sugestões de melhorias. A comissão é composta pelos vereadores Brandel Junior (Podemos, presidente), Neto Petters (Novo, secretário), Wilian Tonezi (Patriota, relator), Tânia Larson (União Brasil, membro) e Adilson Girardi (MDB, membro).