Plantio do arroz comprometido

0
72

As fortes chuvas ocorridas nos meses de janeiro e fevereiro deste ocasionaram inúmeros prejuízos em Joinville, muitos ocorridos na área rural da cidade. O bairro Morro do Meio e a região da Vila Nova rural, que abrange a Estrada Cumprida e Blumenau tiveram suas valas de captação de água danificadas, comprometendo as plantações de arroz que são abastecidas pelas águas do rio Piraí.

Nesta tarde, o presidente da Câmara, vereador Odir Nunes, acompanhado do Deputado Estadual Darci de Matos receberam o agricultor Armelino Rafael Dadam para tratar da questão. Armelino é morador do bairro Vila Nova e presidente da Sociedade Distribuidora de Água de Joinville (Sodaj). Ele explica que das sete valas existentes ao longo do rio para o cultivo do arroz, cinco estão seriamente danificadas. “A situação é grave. Se nada for feito, faltará água nos arrozais”, desabafa Armelino.

Além das valas de captação levadas pelas águas do rio, entulhos e pedras assorearam diversos trechos do Piraí. Odir Nunes e Darci de Matos se comprometeram em ajudar os agricultores solicitando em caráter de urgência R$ 100 mil iniciais junto a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) para minimizar a situação.{jcomments on}

Foto: Sabrina Seibel