19.8 C
Joinville
sexta-feira, 9 dezembro 2022
spot_img
Home Notícias Destaque do Dia Plenário aprova projeto de orientação profissional nas escolas

Plenário aprova projeto de orientação profissional nas escolas

Plenário aprova projeto de orientação profissional nas escolas

Alunos do último ano da educação básica da rede pública municipal poderão ter acesso a um serviço de orientação profissional. A determinação, prevista no Projeto de Lei Ordinária 159/2022, recebeu aprovação dos vereadores na sessão ordinária desta terça-feira (4).

O objetivo do texto, proposto por Lucas Souza (PDT), é dar apoio aos estudantes na decisão sobre o prosseguimento dos estudos em cursos técnicos de nível médio e na educação superior. Segundo o projeto, a orientação profissional será realizada por profissionais habilitados que integrem o quadro de servidores municipais.

Na opinião de Lucas Souza, o projeto vai proporcionar ao município a oportunidade de despertar aptidões e reduzir a evasão escolar no ensino médio. O autor da proposta ainda comentou que o projeto vai ter impacto fundamental na educação de Joinville e “transformar a vida” dos estudantes.

Relatora da matéria na Comissão de Educação, Ana Lucia Martins (PT) analisou que a orientação profissional possibilita ao aluno conhecer diferentes profissões e suas respectivas possibilidades salariais e de atuação. A vereadora também defendeu a importância da contratação de psicólogos e assistentes sociais para todas as escolas da rede municipal.

Antes de ser enviado para sanção ou veto do prefeito Adriano Silva (Novo), o projeto precisa receber aprovação em segunda votação.