19.8 C
Joinville
sexta-feira, 9 dezembro 2022
spot_img
Home Notícias Destaque do Dia Plenário aprova sessões adaptadas para autistas

Plenário aprova sessões adaptadas para autistas

0
Plenário aprova sessões adaptadas para autistas

Os vereadores aprovaram na sessão desta segunda-feira (7), um projeto de lei para que os cinemas de Joinville promovam sessões adaptadas para espectadores com transtorno do espectro autista (TEA) e suas famílias. Caso seja aprovado em mais uma votação em plenário, o Projeto de Lei Ordinária nº 72/2020 exigirá que as salas, nessas sessões especiais, tenham temperatura, iluminação e som compatíveis com as necessidades das pessoas com autismo.

Além dessas exigências para nas sessões propriamente ditas, o texto ainda determina que a entrada das sessões apresente o símbolo mundial da conscientização do TEA. Todavia, não há previsão de restrição da circulação de pessoas na sala durante a exibição do filme.

O texto original é de autoria do vereador Adilson Girardi (MDB), mas passou por modificações durante a tramitação, em especial na Comissão de Cidadania. Nesse colegiado, o vereador Alisson (Novo) apresentou uma proposta de modificação, que se tornou a versão final do PLO 72/2020. Ele afirmou ter conversado com o setor, que foi receptivo à ideia.

“O acesso das pessoas, especialmente das crianças e adolescentes com TEA ao cinema não é uma tarefa fácil”, argumenta Girardi no texto original da proposta. “A hiperatividade, a sensibilidade auditiva e visual, a dificuldade de concentração e a necessidade de permanecerem sentadas por longo tempo torna uma sessão convencional de cinema, para essas pessoas, um desafio por vezes intransponível”.