Quatro escolas da área rural recebem livros

0
71

Mais quatro escolas da área rural de Joinville enriqueceram o acervo de suas bibliotecas ao receberem, na manhã de hoje, exemplares do livro “Da Comuna aos Tempos Atuais: A História do Legislativo de Joinville”, das mãos do presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, vereador Odir Nunes. Na Escola Municipal Evaldo Köhler, na Estrada Cubatão Raab, a diretora Eugênia Helena D’Avila de Borba agradeceu o parlamentar e disse que a obra será de grande valia para a os 65 alunos que estudam do 1º ao 5º ano, no Ensino de Jovens e Adultos (Ejas) e educação infantil. Ela aproveitou para convidar Odir Nunes para participar da inauguração da biblioteca da escola – no próximo dia 28 – que hoje conta com um acervo de aproximadamente 800 livros e cerca de 300 DVDs pedagógicos (ela está em funcionamento, a parte física é que foi reformada recentemente). A professora disse ainda que, um dos projetos para este ano é mudar o posicionamento da quadra poliesportiva para viabilizar a construção de um quiosque para os alunos.

Escola da Estrada Mildau

Na Escola Municipal Eugênio Klug, na Estrada Mildau, a diretora Denise Vetterlein Kricheldorf recebeu o livro “Da Comuna aos Tempos Atuais: A História do Legislativo de Joinville” do vereador Odir Nunes e agradeceu lembrando que os 268 alunos que ali estudam terão a oportunidade de conhecer a história da cidade com mais profundidade. Ela disse que um dos projetos desenvolvidos na escola é o “Projeto Comunidade na Escola”, que a cada dois meses desenvolve uma série de atividades com os moradores da localidade, pais de alunos e estudantes, nas instalações da escola para a realização de oficinas, palestras e atividades esportivas, culturais, de lazer e artísticas. Os temas do primeiro encontro deste ano será “consumo consciente” e terá a participação da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej), Pastoral da Saúde e Associação de Pais e Professoras (APP).

Escola do Alto Quiriri

Nesta semana,quando alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Vereador Hubert Hübener, na Estrada Alto Quiriri, paralisarem as atividades para iniciarem o “Projeto Ler é Prazer” encontrarão um novo livro na biblioteca: “Da Comuna aos Tempos Atuais: A História do Legislativo de Joinville”. Esta atividade acontece todas as semanas na escola. A obra foi entregue para a diretora Ivete Terezinha Marasca, na manhã de hoje, pelo presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, vereador Odir Nunes, para ser acrescentado ao acervo da biblioteca da escola. Outro projeto implantado no estabelecimento de ensino que está apresentando resultado extremamente positivo é o “Seja Amigo”, que consiste de trabalhos interativos e com palestras de temas como respeito, solidariedade, afetividade, colaboração, cidadania, ajude o próximo, bom comportamento, “enfim tudo que contribuiu para a formação de um bom cidadão e que seja contra o bullyng, que tanto preocupa os pais”, explicou a diretora.

 

Ex-alunas agora são professoras

Ao entregar o exemplar do livro “Da Comuna aos Tempos Atuais: A História do Legislativo de Joinville” para a biblioteca da Escola Municipal Professor Honório Saldo, na Estrada Quiriri, o vereador Odir Nunes surpreendeu-se ao encontrar duas ex-alunas que hoje são professoras da escola. “Foi um momento marcante e de muita satisfação”, disse ele para a diretora Adriana Grubba Nunes “pois não tenho a menor dúvida de que são excelentes profissionais na área do ensino”. Segundo a professora Daniele Goudard, coordenadora da biblioteca, a escola possui 3.800 livros de literatura pedagógica e infantil e uma praça de leitura e lazer. Para somar possui ainda o Projeto Semana Literária (em novembro) e desenvolve o Projeto Reciclagem, onde os alunos produzem utensílios como lixeiras, abajur e outros utilizando material que seria jogado no lixo.

Fotos: Sabrina Seibel