24 C
Joinville
segunda-feira, 30 janeiro 2023
Home Vereadores Ana Lucia Sessão tem falas sobre Centro Pop e estudar perto de casa

Sessão tem falas sobre Centro Pop e estudar perto de casa

0
Sessão tem falas sobre Centro Pop e estudar perto de casa

Presidida pela vice Tânia Larson (PSL), em virtude do afastamento por covid-19 do presidente Maurício Peixer (PL), a sessão desta terça-feira (25) teve como destaques falas de vereadores sobre a instalação do Centro Pop no Bucarein, falta de médicos no SUS, e dificuldades de pais em matricular os filhos perto da escola, entre outros assuntos, no horário destinado aos partidos.

Wilian Tonezi (Patriota) usou seu tempo para lamentar a morte do escritor Olavo de Carvalho, ontem, aos 74 anos, nos Estados Unidos. Segundo ele, “o escritor resgatou o Brasil de todo o progressismo, comunismo e socialismo”.

Claudio Aragão (MDB) disse que foi muito procurado pela questão do Centro Pop ser instalado no Bucarein. A comunidade não quer. Aragão disse que a obra tem dinheiro do governo federal e não pode ser direcionada para outro lugar.

O vereador também criticou a falta de médicos e outros funcionários nos pronto-atendimentos médicos. “A saúde está doente”, afirmou, ressaltando que não faltam recursos.

Sobre a saúde, o líder do governo, Érico Vinicius (Novo), afirmou, em tom de desabafo, que o governo é sério e tem responsabilidade, mas está enfrentando, por exemplo, falta de servidores, já que mais de 120 estão afastados por motivos de saúde.

Brandel Junior (Podemos) falou sobre o zoneamento escolar e reclamações de pais de alunos. Disse que as crianças têm direito de estudar perto de casa, mas deu exemplo de uma mãe que anda 4 km para levar o filho à escola.

O assunto será levado, de novo, para a Comissão de Educação. Sobre a mudança do Centro Pop para o Bucarein, afirmou que será um dos requerentes de um pedido de explicações da Secretaria de Assistência Social.

Lucas Souza (PDT) esteve com outros vereadores na Secretaria de Saúde para tratar de seu projeto sobre rastreio de autismo em crianças, que tramita na Comissão de Saúde da CVJ. A secretaria acenou favoravelmente ao projeto, segundo ele.

A maioria dos vereadores abriu mão do tempo de fala. Ana Lucia Martins (PT) e Sidney Sabel (Democratas) estão afastados por terem contraído Covid-19.