19.8 C
Joinville
sexta-feira, 9 dezembro 2022
spot_img
Home Notícias Destaque do Dia Vereadores clamam pela recriação da Secretaria de Agricultura

Vereadores clamam pela recriação da Secretaria de Agricultura

0
Vereadores clamam pela recriação da Secretaria de Agricultura

Todos os vereadores assinaram a Moção nº 293/2021, aprovada na sessão ordinária desta quarta-feira (8), que apela à Prefeitura para que, na reforma administrativa que será proposta em breve, a Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) seja desvinculada da atual Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) e passe a ter o status de Secretaria de Agricultura.

O vereador Diego Machado (PSDB), autor da moção, disse que o agricultor está desmotivado com a situação da UDR e que é preciso uma reestruturação urgente. “A agricultura, ao longo de anos, foi rebaixada a terceiro escalão, mas precisa de valorização”, afirmou. O parlamentar acrescentou que o orçamento para o setor agrícola de Joinville é de apenas R$ 500 mil em 2021.

O vereador Sidney Sabel (DEM) disse que é necessário dar respostas mais ágeis ao campo. “Precisamos dar o status de secretaria para que os projetos sejam colocados em prática. Se continuarmos apenas como uma unidade, o setor continuará em decadência”, advertiu.

A vereadora Tânia Larson (PSL), por sua vez, relembrou que, na legislatura passada, votou contra a reforma administrativa do então prefeito Udo Döhler (MDB), na qual a agricultura foi embutida na Sama.

Diego Machado enfatizou que ter de novo uma secretaria exclusiva para a agricultura é uma “demonstração de valorização ao setor primário e às milhares de famílias que dela sobrevivem, fomentando o desenvolvimento econômico de nossa cidade”.

Em Joinville, existem cerca de 17 mil famílias vivendo na região rural e mais de três mil famílias que dependem exclusivamente da agricultura familiar. A prefeitura de Joinville conta hoje com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que possibilitou, de fevereiro até agora, comprar e distribuir 73 toneladas de alimentos.

Desde fevereiro, 71 produtores foram contemplados pelo PAA. São 115 agricultores cadastrados, que se enquadram no perfil dos alimentos procurados: produtos saudáveis, muitos deles orgânicos, cultivados em pequenas e médias propriedades.