Início Notícias Comissões Urbanismo debate projeto que estabelece novas áreas para galpões de reciclagem

Urbanismo debate projeto que estabelece novas áreas para galpões de reciclagem

0
De acordo com o diretor executivo do Ippuj, Gilberto Lessa, a legislação atual restringe a separação materiais para reciclagem a um pequeno trecho da área industrial

A Comissão de Urbanismo debateu hoje (30) o Projeto de Lei Complementar 1/2015 que, se aprovado, vai possibilitar que galpões de reciclagem se instalem em mais áreas da cidade. Para isso, o projeto altera uma das leis complementares à Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). O texto foi tema de audiência pública em abril e discutido na Comissão de Legislação em março.

Ouça: Galpões de reciclagem fazem inclusão social, diz diretor do Ippuj

De acordo com o diretor executivo do Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Urbano (Ippuj), Gilberto Lessa, atualmente a legislação restringe a separação e seleção de materiais para reciclagem a um pequeno trecho da área industrial. “O serviço de separação permite que materiais depois passem por reciclagem, portanto positivo do ponto de vista ambiental”, disse. 

O presidente da Comissão, o vereador Maycon Cesar (PPS) avalia que o projeto tem apelo social e vai regulamentar o serviço de reciclagem.

As novas áreas que vão poder abrigar galpões de reciclagem ficam na área norte de Joinville, na Zona Leste, incluindo o bairro Aventureiro, além de grande parte da Zona Sul, incluindo o bairro Paranaguamirim. Emenda do vereador Manoel Bento (PT), aprovada pela Comissão, incluiu também o Núcleo Urbano da Vila Cubatão e todo o bairro Jardim Paraíso.

Como o projeto recebeu emenda, voltará a ser discutido amanhã nas comissões de Legislação e Urbanismo, para depois ser votado no Plenário.

Leia mais sobre o assunto: 

Audiência discute novas áreas para galpões de reciclagem
Galpões de reciclagem podem ser permitidos em novos pontos da cidade

Foto de Sabrina Seibel

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentárioCancelar resposta

Sair da versão mobile