Início Notícias Comissões Urbanismo debate bolsões para motociclistas

Urbanismo debate bolsões para motociclistas

0
O texto do projeto explica que haverá espaços livres demarcados para que motocicletas se posicionem à frente dos demais veículos enquanto aguardam a liberação do semáforo para transitarem

A Comissão de Urbanismo debateu hoje o Projeto de Lei 89/2015, de autoria do vereador Dorval Pretti (PPS), que pretende que sejam criados bolsões de proteção para motociclistas nas vias com semáforo. O objetivo, segundo o vereador, é diminuir o número de acidentes envolvendo motos.

O texto do projeto explica que haverá espaços livres demarcados para que motocicletas se posicionem à frente dos demais veículos enquanto aguardam a liberação do semáforo para transitarem.

Segundo a justificativa do projeto, outras cidades já obtiveram êxito com a implantação dos bolsões, como Ji-Paraná (RO) e São Vicente (SP).

De acordo com o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville (Ippuj), Vladimir Tavares Constante, deve-se tomar cuidado para não beneficiar apenas um pequeno grupo no transporte, além de, se aprovada, a lei não poder ser aplicada em qualquer via.

O vereador Jaime Evaristo (PSC) falou de sua preocupação com os pedestres que forem atravessar tais vias com os bolsões. “As motos arrancam rápido demais, podem querer arrancar enquanto um pedestre ainda estiver atravessando no meio da faixa”, explicou.

O proponente do projeto, vereador Dorval Pretti, disse achar que, se aprovado o projeto, o Código de Trânsito seria cumprido e o respeito seria mútuo entre os veículos.

O gerente do Detrans, Samuel Bernardes, acredita que os bolsões aumentarão o número de acidentes, ao invés de diminuí-los. “São mais motos juntas em um espaço menor, se uma arrancar antes, vai ser um acidente terrível e com mais atingidos”, diz.

O projeto deverá voltar para discussão na comissão na próxima terça-feira, dia 17.

Texto: Carolina Manske / Edição: Marina Bosio / Foto: Sabrina Seibel

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentárioCancelar resposta

Sair da versão mobile