Na Comissão de Saúde de ontem (27), representantes da Secretaria de Saúde de Joinville apresentaram aos vereadores Maurício Peixer (PR), Odir Nunes (PSDB) e Rodrigo Fachini (PMDB) o balanço referente ao 3º quadrimestre de 2017. A prestação de contas abordou questões orçamentárias, a gestão de custos, auditorias, absenteísmo e ouvidoria, indicadores de saúde e hospitalares, além dos serviços prestados.
A reunião serviu para justificar a contribuição da Secretaria no ano que passou, e elucidar os seus principais feitos. Entretanto, em discussão foi trazido à tona também as questões do repasse estadual para o município, e a falta de divulgação como uma explicação para os munícipes. “Comunicação também faz parte de saúde pública, afinal de contas dialogar com a comunidade é uma necessidade, é levar à sociedade joinvillense a orientação em relação ao atendimento da saúde pública. Faz parte da melhoria da qualidade de vida da nossa gente.”, justifica Fachini.
A audiência de prestação de contas é realizada conforme a Lei Complementar Federal nº 141/2012, que determina a apresentação de relatórios nos meses de maio, setembro e fevereiro. “É importantíssimo os vereadores terem acesso a essas informações. Quem conhece os números e acompanha os dados, vai compreendendo todo o trabalho da Secretaria de Saúde. (…) Temos dificuldades, temos problemas. Mas eu vejo que isso esta melhorando. É isso que nós devemos acompanhar, e a Câmara de Vereadores dá incentivo, cobra, mas também entender o momento que passa.” finaliza Peixer.
Texto: Jornalismo CVJ, por Lydia Camargo