Início Notícias Câmara terá sessões extras, com afastamento de Mauricinho na pauta

Câmara terá sessões extras, com afastamento de Mauricinho na pauta

Pedido de suspensão do mandato do vereador foi encaminhado ao Plenário pelo Conselho de Ética

0

O presidente da Câmara, Diego Machado (PSDB), convocou sessões extraordinárias para esta quinta (14), às 16h, e sexta (15), às 13h. Uma das votações de hoje será o pedido de afastamento do cargo do vereador Mauricinho Soares (MDB), preso preventivamente.

O pedido foi encaminhado pela Comissão de Ética da Casa, que avalia o caso da prisão em flagrante do parlamentar por portar uma arma sem registro. Na ocasião ele pagou fiança e foi liberado.

Também tramita uma comissão processante, já que Mauricinho foi detido na semana passada suspeito de envolvimento em irregularidades e corrupção no Detran de Joinville. A investigação é da Polícia Civil acerca da operação Profusão.

Entenda o pedido

A alegação do Conselho de Ética é que o parlamentar continua preso e o pedido, é que ele seja afastado do cargo até que os trabalhos da justiça sejam concluídos. Embora preso, pela lei, ele segue no cargo e recebendo subsídio mensal.

A Comissão se baseou no próprio Regimento Interno da Câmara, que no parágrafo 3º do artigo 6º, diz que “…será aplicada a suspensão pela indisponibilidade de comparecimento às sessões e deliberações”.

Para que seja aprovado são necessários 13 votos em plenário. Ontem (13) após passar pela Comissão Ética, o presidente Diego Machado apresentou em plenário o requerimento, porém como não houve número mínimo de vereadores na sessão (quórum) para votação,  ele fez um novo pedido para que a votação fosse feita hoje.

Sair da versão mobile