Início Notícias Câmara Mirim Chega ao fim a 17ª legislatura da Câmara Mirim

Chega ao fim a 17ª legislatura da Câmara Mirim

0

A Câmara Mirim teve sua última sessão em 2021 na tarde desta sexta-feira (26). Por conta do auge da pandemia em 2020, os vereadores mirins da 17ª legislatura tiveram seus mandatos prorrogados também para esse ano.

O coral do Colégio Adventista de Joinville fez uma apresentação antes do início da sessão ordinária. Composto pelas turmas do 2º e 3º anos do ensino fundamental, e acompanhado pelos professores, as crianças abriram o evento com as músicas natalinas “Jesus nasceu” e “Jubilosos”.

Durante a sessão, os mirins também prestaram homenagens a pessoas de suas escolhas, consideradas importantes ao longo de suas trajetórias no parlamento juvenil. Confira os nomes:

lista

Nessa legislatura, 19 adolescentes experimentaram as cadeiras do plenário. Para a vereadora mirim Rhaica Cristine Velho de Carvalho, a Câmara Mirim foi importante para sua formação política e pessoal, já que são proporcionados cursos, visitas e palestras relacionadas a iniciação política e cidadania.

Ao todo, a garotada apresentou 279 indicações, 14 moções e cinco projetos de leis. Dos cinco projetos de leis, dois foram encaminhados aos vereadores, um para a bancada feminina (Ana Lucia [PT] e Tânia Larson [PSL]) e outro para a Comissão de Saúde. Três foram enviados a Brasília para o programa “Plenarinho”, da Câmara dos Deputados. Destes, o projeto da vereadora mirim Ana Carolina da Maia, referente a distribuição gratuita de absorventes para mulheres de baixa renda, foi selecionado para ser apadrinhado por um deputado federal.

“Foi uma das melhores experiências que já tive”, disse Ana Carolina. A coordenadora de ensino da Sociedade Educacional Santo Antônio, escola que Ana frequenta, Silvia Silveira, disse que a Câmara Mirim foi importante também para a instituição. “Por conta da Câmara, tivemos várias iniciativas no colégio que envolveram os alunos, como a arrecadação de donativo”, comentou Silvia.

A vereadora mirim Danúbia do Carmo, que foi presidente nessa legislatura, reconheceu a melhoria na sua oratória e disse que aprendeu mais sobre política. “Com certeza participaria de novo”, concluiu a vereadora mirim.

Júlia Alves de Oliveira, que também fez parte dessa legislatura, complementou a fala de Danúbia: “Eu achava que política era chata, principalmente quando as sessões eram online. Hoje eu tenho outra visão sobre isso”.

A presidente da Escola do Legislativo, Tânia Larson, deixou uma mensagem de perserverança no futuro aos vereadores mirins durante a última sessão. Ao Jornalismo CVJ, ela disse que que a 17ª legislatura foi muito produtiva, ouça:

Tânia Larson Elogia Atuação Dos Vereadores Mirins Da 17ª Legislatura by CVJ

Também participaram do encerramento das atividades da Câmara Mirim os vereadores Maurício Peixer (PL), BRandel Junior (Podemos), Henrique Deckmann (MDB), Ana Lucia Martins e Érico Vinicius (Novo).

Sair da versão mobile