A situação dos atendimentos pediátricos em Joinville voltou a ser assunto na Comissão de Saúde nesta quarta-feira (26). Os vereadores receberam representantes das secretarias municipal e estadual de Saúde, entre eles a nova secretária de Saúde de Joinville, Tânia Eberhardt.
No dia 3 de abril, a comissão já havia feito uma reunião sobre o tema. Na ocasião, foi observada a necessidade de concurso público e reestruturação do atendimento. Na reunião de hoje, Tânia Eberhardt pediu à secretária de Gestão de Pessoas, Cinthia Friedrich, que também estava na reunião, que seja feito concurso público ou processo seletivo para a contratação de médicos pediatras e outros profissionais de saúde. A responsável pela gestão de pessoas da Prefeitura afirmou que a pasta já trabalha para isso.
Na avaliação da representante do Secretaria de Saúde de Santa Catarina, Graziela Vieira de Alcântara, é necessário dar mais uma opção de atendimento pediátrico na atenção secundária, especialmente na região norte de Joinville. Segundo a gerente regional, o Hospital Infantil faz atendimentos que não deveriam ser feitos lá, que poderiam ser sanados na atenção primária ou secundária. Ela afirmou ainda que 30% dos atendimentos na porta do Infantil são de moradores dos bairros Vila Nova e Costa e Silva.
Uma nova reunião sobre o assunto foi marcada para dia 7 de junho. O presidente da Comissão de Saúde, Henrique Deckmann (MDB), pediu que os responsáveis por cada unidade de saúde com atendimento pediátrico enviem relatórios do número de atendimentos realizados.