Início Notícias Concursos devem ser mais frequentes, afirma secretaria; mas aprovados anteriores apelam por...

Concursos devem ser mais frequentes, afirma secretaria; mas aprovados anteriores apelam por convocação

0
Comissão Extra Educação

Mais de 180 pessoas acompanharam os apelos a representantes da Prefeitura para a contratação de auxiliares de educador aprovados no mais recente concurso da pasta da Educação. Entretanto, na reunião extraordinária da Comissão de Educação realizada na noite desta segunda-feira (26), o Poder Executivo indicou que o caminho que vai ser adotado é o da abertura de novos concursos.

Um dos concursos futuros tem previsão de lançamento para o segundo semestre, conforme a secretária de Gestão de Pessoas, Cinthia Friedrich. E estaria próximo, com ajustes finais na solicitação.

A previsão é de 800 vagas, embora Cinthia não tenha especificado quais vagas devem entrar. Ela frisou, todavia, que esse novo edital contará com cadastro de reserva. A informação, porém, não foi bem recebida por parte do público, de onde irrompeu o questionamento: por que não teve agora?

Sobre esse ponto, a secretária de Gestão de Pessoas afirmou que “houve uma aposta da Secretaria de Educação num novo modelo de concurso para tentar buscar a maior qualidade”.

Embora ausente na reunião, o secretário de Educação, Diego Calegari, foi lembrado. Em seu lugar esteve presente a diretora-executiva da Secretaria, Giani Magali de Oliveira, que afirmou que a pretensão do secretário e do prefeito Adriano Bornschein Silva (Novo) é a realização de concursos mais frequentes. O que abriria, por exemplo, a possibilidade de novos concursos na educação em 2024.

Uma particularidade desse concurso foi a ausência da previsão de cadastro de reserva. Gerente da Procuradoria-geral do Município, o advogado Cezar Augusto Luiz de Oliveira afirmou que, “se o edital não trouxe essa previsão da existência de um cadastro de reserva, não é possível que ele exista em um momento superveniente”.

Embora não fosse uma audiência pública, a presença expressiva de professores e pais de alunos autistas movimentou a reunião. Presidente da Comissão, o vereador Brandel Junior (Podemos) abriu a palavra para 15 pessoas do público se manifestarem e houve consenso sobre a necessidade de se contratar mais auxiliares de educador.

Entre os presentes estiveram os vereadores Alisson Julio (Novo), Ana Lucia Martins (PT), Diego Machado (PSDB), Érico Vinicius (Novo), Claudio Aragão (MDB) e Pastor Ascendino Batista (PSD).

Sair da versão mobile