A Comissão de Educação aprovou na tarde desta segunda (11) um projeto de lei que autoriza a prefeitura a fornecer equipamentos de visão artificial para alunos da rede municipal. No caso, são alunos de baixa renda com cegueira binocular ou deficiência visual binocular grave, os que poderiam receber e levar para casa os óculos inteligentes.
O relator da proposta nº 225/2023 é o vereador Alisson (Novo). Ele explicou que os equipamentos serão cedidos em comodato. Segundo o texto, ao término do período de garantia contratual ou em caso de desligamento do estudante da rede municipal de ensino, os dispositivos poderão ser mantidos em comodato ou doados de forma definitiva aos estudantes.
“Isso vai com certeza trazer uma outra perspectiva de vida para as nossas crianças”, disse Alisson.
O presidente da comissão, Brandel Junior (Podemos), e Ana Lucia Martins (PT) também comemoraram a aprovação do projeto.
Os equipamentos em questão contam com câmeras inteligentes, que leem instantaneamente textos e reconhecem rostos, produtos, cores e cédulas de dinheiro em tempo real. Os dispositivos então falariam para o utilizador dos óculos as características do objeto em questão.
A Prefeitura detalhou que a proposta tem um custo R$ 294 mil, conforme contrato previsto entre a Prefeitura e a empresa Locke Comércio e Importação de Presentes LTDA.