A Olimpíada da Educação Legislativa, iniciativa da Escola do Legislativo da Câmara de Joinville, foi reconhecida como projeto de sucesso no 2º Encontro das Escolas do Legislativo da Região Sul e no 4º Encontro de Escolas de Santa Catarina, eventos realizados conjuntamente na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. A premiação, entregue na quinta-feira (15), destaca ações que integram educação cidadã, sustentabilidade e participação social.
Esta é a segunda premiação consecutiva da Escola do Legislativo de Joinville em eventos do gênero. No ano passado, o programa já havia se destacado em âmbito estadual. O presidente da Escola do Legislativo, vereador Érico Vinicius (Novo) e a coordenadora da Escola do Legislativo, Juliana Filippe, receberam o troféu em Florianópolis.
Juliana Filippe ressaltou que o reconhecimento reforça o papel de Joinville como referência em educação legislativa no sul do Brasil. “Acreditamos que estamos trilhando o caminho certo para contribuir ativamente na construção de um Brasil melhor, mais informado e participativo”, acrescentou.
Os encontros reuniram representantes de escolas do legislativo para debater boas práticas e estratégias de fortalecimento da formação cidadã. Além de Joinville, foram reconhecidos projetos de Novo Hamburgo (RS) e Xangri-Lá (RS).
A Olimpíada
Criada para ampliar o programa Vereador Mirim, a Olimpíada é uma iniciativa pioneira que envolve 19 escolas de Joinville em atividades realizadas entre os meses de maio e setembro, como jogos e quizzes sobre processo legislativo e cidadania. As equipes acumulam pontos por participação, e as três melhores escolas recebem certificado de destaque e visita à Alesc.
Além da competição, o projeto promove a arrecadação de tampinhas plásticas, destinadas a um hospital infantil e uma ONG de proteção animal. Até agora, 25 mil unidades foram coletadas, com cada 50 tampinhas convertidas em 1 ponto extra para as escolas. A ação visa unir educação legislativa, sustentabilidade e solidariedade.