A Câmara de Vereadores de Joinville entregou na noite desta quinta-feira (8), em sessão solene, o título de Cidadão Honorário a Kenzo Minami. Nascido no Japão, ele ajudou a instalar o judô em Joinville e em Santa Catarina.
Emocionado, Kenzo Minami, disse estar muito feliz em se tornar cidadão honorário de Joinville. “Cheguei na cidade e senti calor humano. Aqui fiz amigos, consegui família. Amo essa cidade, vou morrer aqui”. Ele lembrou o fato de ter se naturalizado brasileiro: “Eu fiz questão de ser brasileiro ”, afirmou.
O proponente da homenagem, vereador Fábio Dalonso (PSD), destacou a importância do judoca para a cidade. “O judô não trabalha apenas a luta, mas também a disciplina, a liderança, entre outras coisas. Portanto, o senhor Kenzo contribuiu muito para Joinville trazendo essa modalidade para a cidade”, afirmou. O vereador lembrou ainda que Kenzo trouxe a luta para o treinamento dos militares que prestam serviço ao Exército Brasileiro na cidade, além de ter sido o primeiro professor de judô do curso de Educação Física da Univille.
Para o presidente da Câmara, Rodrigo Fachini, a história de Kenzo Minami é uma história de amor. “Uma história de amor a uma terra, a uma cidade, a um esporte, ao próximo. Ele chegou em Joinville para construir a sua própria história, mas acima de tudo para contribuir com a história de Joinville”, disse.
O título de cidadão honorário é concedido a naturais de outros municípios que tenham prestado reconhecidos serviços à comunidade de Joinville.
Trajetória
Kenzo veio para o Brasil aos 23 anos, fixando residência primeiro em Arujá, interior de São Paulo, e em Curitiba logo em seguida. Já em 1962, veio para Joinville e começou a dar aulas de judô na Sociedade Ginástica, iniciando o esporte na cidade. Em 1972, Kenzo foi naturalizado brasileiro.
Texto: Jornalismo CVJ, por Marina Bosio / Foto: Sabrina Seibel