Na tarde desta sexta-feira (28), a Escola do Legislativo iniciou as visitas às escolas para capacitação e apresentação do Prêmio Jovem Autor 2023. A primeira a receber a visita foi a Escola Municipal Fritz Benkendorf.
O vereador Érico Vinicius (Novo) e a coordenadora da Escola do Legislativo, Juliana Filippe, apresentaram o projeto e conversaram com os alunos e professores, informando-lhes o tema deste ano, que é a valorização e respeito aos Idosos.
A próxima visita está marcada para o dia 4 de maio, mas a escola a ser visitada ainda não foi divulgada.
Prêmio Jovem Autor
O prêmio Jovem Autor é promovido anualmente pela Escola do Legislativo e tem por objetivo fomentar os hábitos de leitura, de escrita e de criação artística nos estudantes joinvilenses, com categorias de acordo com os anos dos ensinos fundamental e médio.
O concurso funciona em duas etapas: a primeira é escolar e a segunda é a municipal. As escolas públicas e particulares de Joinville têm até o dia 9 de junho para realizarem as inscrições na etapa escolar.
Os diretores devem inscrever suas escolas. Os professores devem se inscrever, como forma de manifestar previamente, a intenção de coordenar os trabalhos dos alunos, que serão inscritos posteriormente, na fase municipal.
De 12 de junho a 6 de agosto, os professores irão trabalhar a temática em sala de aula e selecionar até dois trabalhos elaborados pelos alunos em cada categoria. Os trabalhos escolhidos devem ser inscritos entre os dias 7 e 18 de agosto.
Depois começa a fase municipal, entre 11 e 29 de setembro, que as obras serão avaliadas por uma banca contratada pela Câmara. As três obras com maior pontuação serão premiadas. A divulgação dos finalistas será no dia 16 de outubro, pelo site da Câmara. A sessão de premiação será no dia 23 de novembro.
As principais informações, o edital completo e os formulários de inscrição podem ser encontrados na página do Prêmio Jovem Autor 2023.