Início Notícias Moradores da região do Quiriri clamam por mais horários de ônibus

Moradores da região do Quiriri clamam por mais horários de ônibus

0
Reunião Pública Urbanismo Quiriri

Nesta quinta-feira (17), às 19 horas, a comissão de urbanismo promoveu uma reunião pública na Igreja São Sebastião, na Estrada Quiriri. O objetivo da reunião foi discutir com a comunidade local a manutenção das estradas Quiriri e Palmeiras nos trechos da cidade de Garuva, das pontes e a revisão dos horários de ônibus.

A reunião foi sugerida pelo presidente da comissão, Diego Machado (PSDB), que também presidiu o encontro. Machado disse que em inúmeras visitas aos moradores da região sentiu a necessidade de reunir a comunidade com as autoridades de Joinville e Garuva, a fim de encontrar uma solução para os problemas enfrentados pelos moradores da região.

Também estiveram presentes na reunião o presidente da CVJ, Maurício Peixer (PL), Wilian Tonezi (Patriota), os vereadores de Garuva Daniel Eliseu Olivério, Marli Simmermam, Carlos Leite Filho, Ladiomar Padilha e Jarbas Budal, os deputados estaduais Sargento Lima e Fernando Krelling, o diretor Marcelo Soares Santos e o engenheiro Emerson Luiz Pagani, ambos representantes da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e mais de 90 moradores da região do Quiriri.

A principal reivindicação dos moradores foi a ampliação dos horários de ônibus, a reforma e construção de novas pontes e a manutenção das estradas.

Manifestações

Eliane Rudnick, nascida na região, disse que os horários de ônibus são precários e no domingo não existe nenhum ônibus.

Norma Coutinho é moradora da região há mais de 25 anos e disse que a filha teve de sair do trabalho porque não conseguia transporte.

Moradora do Quiriri de Baixo, Nilda Rodrigues, disse que não existe ônibus para os moradores e solicita que o ponto final seja na igrejinha.

Juarez Lunardi cobrou das autoridades a reforma e alargamento das pontes para dar maior segurança e permitir o tráfego de ônibus.

Adriane Coutinho disse que também teve de desistir do trabalho por falta de condução. “A comunidade não está solicitando a ampliação dos horários de transporte coletivo, estamos apenas reivindicando para que a grade retorne para o que era antes da pandemia”, finalizou Adriane.

Pedido negado

O diretor da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Marcelo Soares dos Santos, falou da emenda parlamentar no valor de R$ 1,4 milhão para a construção de três novas pontes que irão beneficiar dois bairros em Joinville. Duas delas serão construídas em Pirabeiraba.

Sobre os horários de ônibus, Marcelo disse que hoje são cinco linhas operando na estrada Quiriri e não existe possibilidade de ampliação. Porém irá verificar a possibilidade de mexer na grade de horários.

“Foi feita uma negociação forte para manter o valor da tarifa de ônibus e qualquer alteração significa acréscimo financeiro, e esse reajuste é tudo que não queremos neste momento”.

Sobre a manutenção das pontes, Marcelo informou que já estão acontecendo reparos emergenciais, e existem planejamentos no Seinfra para que as longarinas de madeiras sejam substituídas por longarinas de concreto.

Maurício Peixer (PL) pontuou a participação da comunidade em busca de melhorias para a região do Quiriri.

Fernando Krelling (MDB) disse que a participação em massa da comunidade é uma prova das dificuldades que a região está passando. “A prefeitura não pode deixar a comunidade sem atenção básica e o transporte coletivo é uma necessidade básica”.

Encaminhamento

A Comissão de Urbanismo agendará uma reunião com o prefeito Adriano Silva (Novo) e com o secretário Jorge Luiz Correa de Sá (Seinfra), para tratar do principal assunto levantado pelos moradores da região do Quiriri, que é o transporte coletivo.

Sair da versão mobile