As eleições para as prefeituras de Joinville, Florianópolis e Blumenau nem chegaram no segundo turno e outra eleição em nível estadual já está em pleno transcurso: é a disputa pela direção da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina, marcada para o próximo dia 19 de novembro em todo o Estado. O candidato a presidente da Chapa 2, advogado Túllio Cavallazzi Filho foi recepcionado, na tarde de hoje, pelo presidente da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), vereador Odir Nunes e pelo presidente da Comissão de Finanças, vereador Patrício Destro. De passagem pela cidade, o líder causídico decidiu apresentar os compromissos de sua equipe, a serem cumpridos, caso venha a se eleger, pelos próximos dois anos.
Três pontos foram elencados como sendo os mais importantes: 1) fazer com que a OAB não seja utilizada para interesses pessoais; 2) lutar para derrubar do regimento da entidade a instituição da reeleição de integrantes da direção; e 3) não permitir que a OAB seja utilizada como instrumento para interesses políticos-partidários.
De acordo com Cavallazzi, a OAB catarinense possui hoje em seus quadros associativos 35 mil advogados, em 43 subseções, que arrecadam o montante de R$ 60 milhões.
Ele revelou que, Joinville é um dos principais pólos de importantes profissionais de Santa Catarina, com cerca de 2.000 advogados, que integram o colégio eleitoral da entidade e por este motivo está dedicando prestígio, tempo e atenção, e que após as eleições continuará retornando à Joinville para atender a categoria.
Cavallazzi lamentou que, diante da falta de valorização dos profissionais catarinenses será preciso iniciar um trabalho para retomar a participação do advogado nos movimentos representativos e organizados da sociedade catarinense e resgatar a autoestima da categoria que interpretou como “um fato lamentável”.
Odir Nunes enalteceu a história de lutas da OAB e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) na redemocratização do Brasil e outras conquistas marcantes gravadas nas páginas da história. Disse ainda que, em Joinville a OAB tem sido um baluarte, com a condução de Miguel Teixeira Filho, na busca de melhorias substanciais para a sociedade e tem atuado de maneira suprapartidária na conquista de mais varas para a Justiça Estadual, Federal e mais recentemente na exitosa batalha pela sede própria da Justiça Federal, a ser construída no centro de Joinville, uma obra com 17 mil metros quadrados.
“A OAB de Joinville é motivo de orgulho para a nossa cidade”, reconheceu o parlamentar. No final do encontro Cavallazzi recebeu, das mãos dos vereadores Odir Nunes e Patrício Destro, um exemplar do livro que resgata os 160 anos de história da Câmara: Da Comuna Aos Dias Atuais. A História do Legislativo de Joinville.