Início Notícias Comissões Comissão buscará mais soluções

Comissão buscará mais soluções

0

Recife será a próxima cidade a ser pesquisada pela Comissão Especial de Transportes da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), por ser considerada referência na modalidade de transporte coletivo urbano intermunicipal no país. O assunto foi discutido na tarde de hoje, na reunião da comissão depois que seus integrantes participaram do Seminário de Mobilidade Urbana, promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, realizado em Joinville, no último dia 25.

“Nós temos que buscar conhecimento de questões como legalidade, a adequação técnica, o funcionamento e as políticas públicas para o setor para que a implantação de um modelo de integração do transporte coletivo entre Joinville/Araquari contemple a população com um serviço moderno e funcional”, defendeu o vereador Juarez Pereira, presidente da Comissão.

Também o vereador proponente do projeto, Osmari Fritz entende que é válido buscar experiências exitosas de outros municípios.

Para o vereador relator Adilson Mariano deve-se buscar conhecimento mas trazê-los para serem implantados em Joinville de maneira que venha proporcionar ganhos reais aos trabalhadores que utilizam o sistema. Em ato contínuo os vereadores estudam a realização de um fórum de mobilidade urbana com destaque para a criação da região metropolitana, o transporte coletivo urbano, a trafegabilidade e a mobilidade. “Temos que pensar e defender a solução dos problemas de uma maneira mais ampla pois eles são praticamente os mesmos em nossa cidade e nos municípios vizinhos”, alertou Mariano.

Jucelio Girardi reforçou a tese de Mariano relatando que muitos joinvilenses da região do bairro Vila Nova saem de Joinville para trabalhar em Guaramirim, por exemplo, “o que demanda projetos em comum com as cidades da região”, lembrou. Integram a comissão ainda os vereadores Zilnety Nunes e Lauro Kalfels. Para conhecer o sistema integrado entre as 12 cidades da região metropolitana de Recife, vereadores estudam a possibilidade de viajar àquela cidade dia 11 de junho.

Foto de Sabrina Seibel

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentárioCancelar resposta

Sair da versão mobile