A Comissão de Urbanismo se reuniu hoje para tratar do Plano de Pavimentação do Município, apresentado pelos vereadores no fim do ano passado como emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA). O planejamento consiste em obras de infraestrutura em 257 ruas, sendo a maioria delas de pavimentação.
Ouça: Menos dinheiro e asfalto mais caro vão reduzir pavimentação em 20%
Segundo o secretário de Infraestrutura Urbana de Joinville, Romualdo França, no momento não há recursos para solicitar a licitação das pavimentações. “Nós vamos fazer as licitações na medida em que a Secretaria da Fazenda e a de Planejamento for liberando os recursos, antes não tem como”. Ele também afirmou que, antes da liberação dos recursos, não há como prever quantas ruas serão asfaltadas.
O secretário também explicou que os recursos para a pavimentação sempre foram escassos e devem ficar ainda mais neste ano. Ele culpou a “crise econômica”, que diminui o volume de recursos disponíveis, e o aumento de 40% no preço do asfalto. Ele prevê redução de 20% na quantidade de ruas asfaltadas neste ano.
Para o vereador Maurício Peixer (PSDB), não houve um estudo dos critérios para a escolha das ruas que foram incluídas no Plano de Pavimentação. Segundo o vereador Manoel Bento (PT), as obras de pavimentação são prioridade. “Nós vamos continuar cobrando”, afirmou.