Início Notícias Comissões Comissão Especial conhece projeto do Memorial da Água

Comissão Especial conhece projeto do Memorial da Água

0
A legislação atual restringe a separação materiais para reciclagem a um pequeno trecho da área industrial
A legislação atual restringe a separação materiais para reciclagem a um pequeno trecho da área industrial

Integrantes da Comissão Especial das Águas visitaram, na manhã desta quinta-feira (2), as fontes de água utilizadas pela antiga fábrica de cerveja Antarctica, localizada na rua Padre Anchieta, e aproveitaram para conhecer o projeto “Memorial da Água”, que está sendo planejado para aquele local.

Os vereadores James Schroeder (presidente da Comissão); Fábio Dalonso (secretário); João Carlos Gonçalves (relator) e Adilson Mariano acompanharam as explanações feitas pelos técnicos da Companhia Águas de Joinville (CAJ), Dieter Nermann e Pedro Alacon. O vereador Maycon Cesar, que também integra esta comissão, não esteve presente.

O Memorial da Água pretende ser um local voltado para a educação ambiental e cultural, além de se tornar um ponto turístico da cidade. O projeto completo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado pela arquiteta Camila Deschamps Krüger, que se formou no ano passado na UniSociesc e hoje trabalha na CAJ. Uma maquete foi mostrada para os participantes da reunião.

Pelo projeto, está contemplada uma área total de 53 mil metros quadrados, sendo que a parte construída será de 2.000 metros quadrados, com auditórios, salas de educação, recepção, salas de multiuso, biblioteca, terraço, sanitários e estacionamento. “Estão estimados investimentos de aproximadamente R$ 8 milhões para colocar este projeto em prática”, explica o diretor da CAJ, Dieter Nermann.

O local fica próximo a um morro e, por isso, o projeto também destaca uma roda d´água, uma trilha no meio da mata e um mirante localizado no topo do morro.

De acordo com o engenheiro da Companhia, Pedro Alacon, existe sim a intenção de colocar este projeto em prática, mas no momento o terreno é da Prefeitura. “Para o projeto sair do papel, o Município precisa ceder, doar ou fazer uma concessão da área, através de um projeto de lei, aprovada pela Câmara de Vereadores”, comenta Alacon.

Os vereadores da Comissão sugeriram que o projeto do Memorial da Água também fosse explanado para os demais parlamentares durante sessão ordinária. Ficou agendado que a apresentação acontecerá na próxima quarta-feira (dia 8), às 17 horas, no plenário da Câmara.

A próxima reunião da Comissão ainda está sendo definida e será divulgada nos próximos dias.

 

Foto Nilson Bastian

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentárioCancelar resposta

Sair da versão mobile