A Comissão de Saúde fez, na manhã desta sexta-feira (7), visita à Unidade Básica de Saúde (UBS) Edla Jordan, no Petrópolis, e à Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Parque Guarani. Membros dos conselhos locais de saúde acompanharam a visita.
Na UBS Edla Jordan, usuários reclamaram de uma rachadura no teto do prédio onde funciona a unidade. O presidente da Comissão de Saúde, vereador Maurício Peixer (PR) afirmou que a comissão vai solicitar um laudo técnico sobre o problema.
Estratégia de Saúde da Família
Essas foram as duas primeiras visitas de uma série que a Comissão pretende fazer. O objetivo é avaliar o atendimento aos usuários e acompanhar a transição do modelo tradicional de atendimento para a Estratégia Saúde da Família (ESF). A UBS Edila Jordan funciona como um posto misto, com três equipes de ESF e uma equipe de rede, mas está em estudo a ampliação para seis equipes ESF. A UBSF do Parque Guarani tem quatro equipes de ESF.
As unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF), correspondem a um modelo que tem como finalidade a prevenção das doenças e a promoção da saúde, por meio de visitas regulares às casas de integrantes de equipes compostas por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e saúde bucal e agentes comunitários de saúde.
Texto: Jornalismo CVJ, por Marina Bosio / Foto: Diogo Espindola