A situação mais crítica encontrada pela comissão foi na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) 5, no Jardim Paraíso, onde a estrutura é inadequada para o atendimento à população. Além do espaço reduzido, não há farmácia para a distribuição de medicamentos controlados para os pacientes.
Outro problema verificado foi a demora no agendamento de médicos especializados. “Esperei cerca de três meses para conseguir uma consulta aqui no posto. Agora retornei para agendar um atendimento com um oftalmologista e não tem. Vou ter que esperar muito mais tempo”, reclamou a moradora Luciana Aparecida, que tentava marcar um médico para sua filha de 10 anos.
Para o vereador Manoel Bento (PT), a situação encontrada é preocupante. “A estrutura é completamente insalubre, o que faz com que os servidores tenham uma dificuldade de agilizar o atendimento. Além da falta de medicamentos básicos para diabetes, por exemplo, verificamos uma irregularidade na própria licitação do posto”, destaca.
De acordo com o relator, vereador Jaime Evaristo (PSC), os dois dias de visita serviram para que sugestões e melhorias sejam apontadas pela comissão. “Nosso próximo passo, após as vistorias, é elaborar um relatório que será discutido e encaminhado para o judiciário. Desta forma, poderemos reivindicar as melhorias que todos esperam na saúde pública da nossa cidade”, considera.
Em conversas com funcionários dos postos, também foi apontado a falta de materiais básicos para o funcionamento das unidades, como copos descartáveis e esparadrapos, e produtos de limpeza.
Segundo o presidente da CPI, vereador João Carlos Gonçalves (PMDB), apesar dos problemas encontrados a questão investigada pela comissão já apresentou uma melhora. “Existe uma diferença muito grande na região que visitamos neste segundo dia. Alguns prédios precisam ser revisados, em questão de estrutura e logística. Porém, voltamos a verificar que esta falta excessiva de medicamentos investigada pela CPI não se concretizou no geral”, explica.
De acordo com o vereador, as dificuldades que não fazem parte das analisadas pela CPI, mas serão encaminhadas para a Secretaria de Saúde.
A comissão, que investiga a falta de remédios nos postos, os motivos das filas de exames médicos e procedimentos cirúrgicos na rede municipal de saúde pública, é composta pelos vereadores: João Carlos Gonçalves (PMDB, presidente), Jaime Evaristo (PSC, relator), Maycon Cesar (PPS, secretário), Manoel Bento (PT) e Roberto Bisoni (PSDB).
As visitas aos postos de saúde retornam nos dias 29 e 30 de setembro.
Confira as unidades visitadas neste segundo dia:
UBS AVENTUREIRO – Sede
UBS RIO DO FERRO – Aventureiro
UBS SANTA BÁRBARA – Aventureiro
UBS JARDIM PARAÍSO I/II – Jardim Paraíso
UBS JARDIM PARAÍSO III – Jardim Paraíso
UBS JARDIM PARAÍSO IV – Jardim Paraíso
UBS JARDIM PARAÍSO V – Jardim Paraíso
Texto: Vitor Costa, estagiário/ Edição: Carlos Henrique Braga/ Foto: Sabrina Seibel.