O secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, esteve hoje explanando no espaço da Palavra Livre da sessão ordinária sobre a situação do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, e também dos investimentos em Santa Catarina.
Dalmo Claro iniciou sua explanação falando sobre o atendimento do SUS que basicamente trata da promoção e atenção à saúde. Com relação ao Hospital Regional, ele garantiu que existem previsões de reformas e ampliações com valores de até R$ 10 milhões, porém não há definição de data para que estes recursos sejam aplicados. “Praticamente, o investimento será a longo prazo, já que a execução de uma obra leva muito tempo no Poder Público”, esclarece o secretário.
Além disso, alguns vereadores defenderam a contratação de uma Organização Social (OS) para administrar o Hospital Regional e foi solicitado mais apoio dos governantes para solucionar os problemas existentes hoje nesta instituição. Ainda sobre a OS, o secretário também fez essa defesa e não descartou esta possibilidade. “Os custos são bem mais baixos, mesmo tendo a essência do SUS e o acompanhamento direto do governo”, frisa Oliveira. Por fim, os vereadores presentes pediram que as promessas das obras e investimentos fossem concretizadas.
Dalmo elogiou a ação do Legislativo joinvilense em trazer para a sessão o assunto e juntos buscar os esclarecimentos. “Sem dúvida, faz-se preciso levar os dados e as informações para a população”, ressalta o secretário. O diretor do Hospital Regional, Renato Castro, também participou da sessão na Câmara de Vereadores de Joinville.