Início Notícias Comissões Debate sobre segurança pública

Debate sobre segurança pública

0

 

Representantes das Polícias Militar e Civil, da Prefeitura (através do Ittran e da Secretaria de Proteção Civil), dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg), do Corpo de Bombeiros, da Penitenciária Industrial e do Presídio Regional de Joinville, das entidades de classe (CDL e Ajorpeme) participaram, no plenário da Câmara de Vereadores de Joinville, na noite de quinta-feira (dia 2), do encontro que debateu questões sobre a segurança pública no Norte catarinense.

O evento, proposto pelo vereador Claudio Aragão, também contou com a presença dos legisladores municipais, entre eles o presidente da Câmara, João Carlos Gonçalves, e a vereadora pastora Léia.

Ao final da reunião, ficou definido que na próxima terça-feira (dia 7) será elaborado um documento, com pedidos e reivindicações, para ser encaminhado para o governador Raimundo Colombo e para o secretário de Estado de Segurança Pública, César Grubba. As sugestões deverão ser encaminhadas até segunda-feira (dia 6) para que haja a organização dos dados.

A intenção deste documento é sensibilizar as autoridades da segurança pública do Governo do Estado quanto a investimento para a maior cidade de SC. Além disso, nos próximos dias será marcada uma audiência em Florianópolis para entregar este referido documento para o Governo Estadual.

O vereador Claudio Aragão ressalta que a reunião foi bastante produtiva e que é necessário fazer um levantamento da atual situação para avaliar a necessidade de equipamentos, de recursos humanos, de viaturas e também investimentos na área de segurança pública na cidade.

“Temos conhecimento de que existe em Joinville um déficit de centenas de policiais e também de câmeras de monitoramento, pois enquanto Florianópolis possui 284 equipamentos, Joinville tem apenas 36 deles. Queremos o que é de direito para nossa cidade”, ressalta o vereador.

O delegado regional de Polícia Civil, Dirceu Silveira, comentou sobre o baixo índice de homicídio, numa comparação com outros municípios do mesmo porte. “De um total de 23 homicídios registrados neste ano, cerca de 57% foram devidamente solucionados, sendo uma média bastante alta”, comenta o delegado.

Já o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar em Joinville, tenente coronel Eduardo Luiz do Valles, comenta que a criminalidade muitas vezes é resultado de famílias desestruturadas que possuem marginais dentro da própria casa.

O presidente da Câmara de Vereadores, João Carlos Gonçalves, disse que a segurança é um dos principais pilares da cidadania e que deve ser encarado com muita responsabilidade, além de equipamentos e recursos humanos suficientes.

Na opinião do diretor da Penitenciária Industrial de Joinville, Richard Harrison Chagas dos Santos, salientou que a instituição é considerada modelo e referência para o Brasil, inclusive sendo destaque na Revista Veja, de fevereiro de 2009.

Além disso, a atual situação da segurança em Joinville já resultou na elaboração de uma moção pedindo mais investimentos neste setor.

Foto Nilson Bastian

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentárioCancelar resposta

Sair da versão mobile