Início Notícias Comissões Detrans, Ippuj e Setracajo debatem restrições ao tráfego de caminhões em Joinville

Detrans, Ippuj e Setracajo debatem restrições ao tráfego de caminhões em Joinville

0
Representante do Setracajo critica projeto de lei que restringe circulação de veículos no município
Representante do Setracajo critica projeto de lei que restringe circulação de veículos no município

A Comissão de Legislação debateu hoje o Projeto de Lei Complementar 14/2014, que pretende regular as áreas e o horário de tráfego de caminhões em Joinville. De acordo com o vereador Maycon Cesar (PPS), autor da proposta, a população reclama que a presença de caminhões dificulta a mobilidade.

O projeto quer regulamentar o tráfego de veículos pesados em quatro áreas: área central, eixo leste, centro oeste e sul e de Joinville. Os veículos abrangidos pelo projeto são caminhões de menor porte, caminhão toco, pesado e carretas. Os caminhões pesados e carretas ficariam proibidos de circular nas áreas definidas das 7 às 9 horas, e os caminhões toco das 7 às 9 horas, das 11 às 13 horas e das 17 às 19 horas.

Confira abaixo o mapa com restrições de acordo com o texto do projeto.

Segundo o representante do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e de Operações de Joinville (Setracajo) Wilson Steingraber Júnior, o projeto de lei poderia prejudicar ainda mais o trânsito, pois os caminhões grandes seriam substituídos por vários veículos menores para transportar a mesma carga. O sindicato considera que o horário de limitação da circulação é excessivo.

Para o coordenador da Unidade de Planejamento do Ippuj, Luiz Fernando Hagemann, o projeto precisa de estudos técnicos sobre a circulação de veículos antes de ser aprovado. “Esse projeto precisaria de uma atenção mais detalhada”, afirmou.

O diretor do Detrans, Eduardo Bartiniaki, afirmou que a área em que seria limitada a circulação de caminhões é bastante abrangente. “Se o veículo chegar nessas áreas ele não vai ter alternativa, não vai ter pra onde ir”, afirmou.

O relator do projeto, o vereador Maurício Peixer (PSDB), deve apresentar parecer nas próximas semanas.

Foto de Sabrina Seibel

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentárioCancelar resposta

Sair da versão mobile