O principal assunto da reunião da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), de hoje, foi o projeto de reforma do CEI Pequeno Mundo, do bairro Adhemar Garcia, cujas obras não podem ser realizadas porque, segundo foi informado, falta a legalização de uma parte do terreno que se arrasta desde 2006.
Os representantes da Secretaria Municipal de Educação, Solange Coral e Rudimar Ferreira informaram que não podem passar por cima do documento assinado pelos engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), e também colocaram a questão do CEI, não ter capacidade de atender a contento todas as crianças neste momento.
O presidente e a vice-presidente da Associação de moradores do bairro, respectivamente, Moacir Nazário e Francisca do Nascimento, contestaram e questionaram as colocações dos técnicos e disseram que as crianças sempre foram bem atendidas no educandário. Além do que, as famílias precisam dos serviços prestados pelo CEI uma vez que os outros estabelecimentos existentes no bairro não têm capacidade para dar atendimento a todas as crianças que ali residem.
Para o vereador Adilson Mariano, os órgãos públicos como SEINFRA, IPPUJ e Vigilância Sanitária ficam empurrando a culpa de um para o outro e não resolvem o problema. A vereadora Dalila Rosa Leal visitou o CEI e disse que não viu muitas irregularidades. E aproveitou para pedir pressa na resolução da questão o mais rápido possível.
Para encontrar uma alternativa a comissão voltará a ser reunir, desta vez, na SEINFRA, na quarta-feira, dia 18, às 9 horas, com a participação dos representantes da Secretaria de Educação e Associação de Moradores.