Uso de plantas medicinais e da homeopatia, como utilizar medicamentos de forma racional, qualificação da atenção básica do SUS e gestão e financiamento da saúde pública. Esses foram os temas discutidos, na tarde de hoje, no “Fórum Regional A Saúde Tem Remédio”, da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), coordenado pelo vereador Alodir Alves de Cristo, presidente da Comissão de Saúde.
A coordenadora do Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos da Prefeitura de Joinville, Edite da Silva, explicou que em 2009 foram ouvidas por meio de pesquisa duas mil pessoas sobre o uso de plantas. A pesquisa apontou que cerca de 90% dos entrevistados possuíam pelo menos uma planta medicinal no quintal, mas que os usuários pouco ou nada sabiam sobre o principio ativo, se ela poderia ou não ser prejudicial de alguma forma para o paciente. Para a médica Eliane Moreno, que também palestrou no evento, é importante informar a população sobre o uso adequado das plantas em tratamentos medicinais.
“Pesquisas indicam que 85% da população mundial usam as plantas para cura. Hoje, 40 dos medicamentos vendidos são destinados a famílias que possuem renda superior a 10 salários mínimos, por isso, a importância da fitoterapia”, avaliou a especialista.