Os vereadores mirins da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) participaram do 1º Seminário de Educação Ambiental, realizado nesta segunda-feira, no plenário da casa, para comemorar o Dia da Árvore (dia 21 de setembro) . Eles (mirins) participaram das palestras e uma das oficinas do evento, ministrada por José Alcino Alano, que desenvolveu um sistema de aquecimento que capta energia solar através de garrafas PET e caixas de leite recicláveis. O pequenos políticos visitaram a exposição relativa ao tema no átrio do legislativo.
José Alano mostrou na oficina como desenvolveu o projeto e como ele pode ser posto em prática. A idéia surgiu em 2002, com o objetivo de ser mais uma alternativa para a reciclagem desse tipo de material e em contrapartida promover a geração de uma alternativa energética. O sistema já foi instalado em cidades de Santa Catarina e do Paraná. Desde 2006 a Celesc é quem faz a instalação e manutenção do equipamento. O tempo de vida útil é de cinco anos.O assunto deixou os mirins bastante interessados, não faltaram perguntas e questionamentos visando elucidar dúvidas sobre o funcionamento do projeto.
Já, a oficina de reciclagem de papel, oferecida pelos alunos da Escola Municipal Prof. Eladir Skibinski, supervisionados pela professora Valquíria Inês Pereira, envolve cerca de 70 alunos do 4º até o 9º ano. Com o papel já reciclado os estudantes fazem blocos, cadernos e folhas que depois são revendidos ou usados nas próprias salas de aula. Os estudantes criaram um blog para divulgar os trabalhos feitos no ateliê de arte em papel reciclado.
Outra oficina foi oferecida pelos escoteiros do Distrito Litoral Norte, e ensinou aos presentes como reutilizar as garrafas de refrigerante como vasos. Joice Stein explicou que as garrafas podem ser usadas por pessoas que moram em apartamentos ou que tem pouco espaço para acondicionamento de plantas e até plantio de pequenas culturas (como salsinha, cebolinha verde, alfavaca e outras, em casa.
Foto de Sabrina Seibel