Os deputados estaduais que integram a Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina estão hoje em Joinville para uma audiência pública sobre o orçamento regionalizado. Como o encontro está ocorrendo nas dependências da Câmara de Vereadores de Joinville, alguns deles visitaram o presidente, vereador Odir Nunes, e aproveitaram para prosseguir às tratativas para aprovação da “PEC dos Bombeiros Voluntários”.
Neodi Saretta e Carlos Chiodini, disse Odir Nunes, foram grandes incentivadores neste movimento, cujo próximo capítulo, segundo Saretta, está marcado para a próxima terça-feira, dia 12, quando os membros da Comissão de Legislação da Alesc devem emitir parecer quanto ao mérito da proposta de emenda à constituição catarinense. Saretta revelou, ainda, que deve ocorrer no dia 27 de junho a votação em plenário. “Se não fosse a força de Joinville, certamente não teria sido acatada a admissibilidade naquele dia”, revelou o deputado, referindo à sessão do dia 8 de maio, em que uma caravana de políticos e empresários de Joinville lotou as galerias da Assembleia em defesa da PEC.
Por conta disso, o presidente da Câmara acaba de solicitar que a diretoria administrativa da casa tome todas as providências para assegurar, novamente, a ida da caravana à capital no dia 27, para, uma vez mais, pressionar pela aprovação da “PEC dos Bombeiros Voluntários”. Uma reunião com todas as entidades envolvidas na causa deve ser marcada pela assessoria parlamentar do presidente, a fim de se tratar dos detalhes.
Ao final do encontro – como sempre – Odir Nunes presenteou os visitantes com um livro sobre a história da Câmara: os deputados Saretta e Chiodini, e também o presidente do PSD de Joinville, Afonso Ramos, e o ex-prefeito de Galvão, Ademir Dalla Cort.