Será no próximo dia 14 deste mês a solenidade especial em homenagem e outorga de título de Cidadão Honorário ao desembargador Ricardo José Roesler, na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ). Com 25 anos de magistratura, Roesler é dono de invejável currículo que enaltece a categoria e a sociedade catarinense. Será homenageado pela cidade de Joinville, onde reside há 20 anos, por indicação do vereador Alodir Alves de Cristo por sua forte ligação com a comunidade e por sua atuação profissional.
Nascido em São Bento do Sul, o magistrado tem passagens por São Francisco do Sul, Canoinhas, Barra Velha, Sombrio, Jaraguá do Sul como juiz substituto e titular.
Em 2007 foi nomeado juiz de direito de 2º grau do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em novembro de 2007, e atua como desembargador substituto junto a 2ª Câmara de Direito Público do TJSC, em Florianópolis.
Em Joinville foi diretor do fórum, e coordenador da mudança para a então nova sede do Judiciário, na avenida Beira Rio. Foi autor de ações que resultaram na aproximação do judiciário com a comunidade, diminuição da criminalidade, proteção aos menores, difusão da cultura inclusive a jurídica.
Teve forte participação em atividades esportivas (nutre simpatia pelo Botafogo Futebol e Regatas – RJ), participou de campanhas sócios-educativas em várias áreas, integrante da maçonaria, professor universitário e em entidades que representam os vários setores da magistratura.
Ricardo Roesler resume sua trajetória com o pensamento: “A história da humanidade revela a luta do homem pela liberdade e justiça; sonho para uns, ideal para outros; o que precisamos é participar da vida com compromissos baseados na fraternidade e amor. Não podemos ser meros observadores do Universo. Temos que agir e tentar transformá-lo, só assim faremos a diferença”.