A Câmara de Vereadores de Joinville realizou hoje sessão especial para homenagear duas das mais tradicionais empresas da cidade, a Tupy, pelos seus 75 anos de fundação, e o Jornal A Notícia, pelos seus 90 anos, proposições respectivas dos vereadores João Carlos Gonçalves, presidente da Câmara, e Odir Nunes da Silva.
A Tupy, fundada em 9 de março de 1938, de uma pequena fundição familiar, tornou-se líder mundial na produção de blocos e cabeçotes de ferro fundido e usinado para a indústria automotiva. Vende 63% de sua produção para o mercado externo e está presente em mais de 40 países, sendo demandada por mais de 30 montadoras de automóveis. Atualmente, emprega 12,5 mil pessoas, cerca de nove mil no Brasil, dos quais 7,7 mil em Joinville.
O Jornal A Notícia circulou pela primeira vez em 24 de fevereiro de 1923, fundado pelo paranaense Aurino Soares, que veio para Joinville aos 26 anos. Com sua morte, em 1944, empresários, em sua maioria, tornaram-se seus principais acionistas. Depois, ao final da década de 1970, a família Thomazi o assumiu, tornando-o, a partir de então, um dos principais noticiosos de Santa Catarina e do país. Em 2006, no entanto, o Grupo RBS, então principal concorrente, comprou o AN, e mudou o foco comercial e editorial do jornal, reduzindo-o uma publicação regionalizada.
O vereador Odir Nunes, no entanto, destacou que o mais importante é que tanto a Tupy quanto o AN são empresas genuinamente joinvilenses, orgulham a cidade além de seus limites e que ajudam a escrever a história de Joinville. O vereador João Carlos Gonçalves, por sua vez, parabenizou o Grupo RBS pela forma como vem conduzindo o jornal. E, como proponente da homenagem à Tupy, dispensou maior parte do seu discurso à empresa. “É um centro de excelência em qualidade e tecnologia”, declarou. “Quando garoto, eu vendia bananada para os funcionários da Tupy. Recordo-me de tudo o que vi e vivi em frente ao portão da Tupy. E hoje estou aqui para homenagear uma empresa que, indiretamente, proveu-me algum sustento, a mim e a minha família”.
Bruno Watté, diretor regional do Grupo RBS, disse que a homenagem é motivo de orgulho para o AN e para o conglomerado empresarial gaúcho como um todo. O executivo destacou os 90 anos de história da publicação e o que isso representa, na visão dele, em termos de cumplicidade para com a cidade e, principalmente, para com os leitores. Já Luiz Tarquínio Sardinha Ferro, presidente da Tupy, agradeceu pelo destaque que a Câmara de Vereadores de Joinville deu ao legado da empresa nesta noite. E o atribuiu, por sua vez, à coragem e ao empreendedorismo do povo catarinense, em especialmente, do povo de Joinville
Fotos de Sabrina Seibel
[widgetkit id=28]