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Urbanismo debate sinalização de trânsito; Cem locais de Joinville ganharão nova sinalização, diz Detrans

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Urbanismo debate sinalização das vias públicas em Joinville

Os vereadores da Comissão de Urbanismo receberam, na tarde desta terça, representantes do recém-criado Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) para colher esclarecimentos acerca das melhorias necessárias nas sinalizações de trânsito das vias joinvilenses. No próximo dia 7 de outubro será aberta a licitação que possibilitará a instalação de redutores eletrônicos de velocidade. 

O diretor de trânsito do Detrans, Eduardo Bartniak Filho, destacou que há na cidade 100 locais, já escolhidos por levantamento realizado, que receberão nova sinalização, principalmente a eletrônica. Os equipamentos eletrônicos já existentes estão desligados porque o serviço vinha sendo realizado por meio de contratos emergenciais desde 2013. 

As melhorias aguardam a licitação dos equipamentos, que será aberta no dia 7 de outubro. A licitação determinará a empresa que fará a implantação dos equipamentos dentro de um cronograma já estabelecido. Os equipamentos que serão contratados também farão registro em vídeo. 

Com relação às sinalizações das ruas Fátima e Florianópolis, dúvida apresentada pelo vereador Levi Rioschi, Bartniak declarou que, como essas vias receberão uma nova capa asfáltica, seria um desperdício sinalizar tais vias antes do recapeamento.

De acordo com Bartniak, nos últimos onze meses, mais de 1.300 faixas foram implantadas ou pintadas na cidade; e aproximadamente 3.500 placas de sinalização foram instaladas.

Nova Brasília

O vereador Arnoldo Prebianca apresentou um abaixo-assinado com mais de 200 assinaturas que solicitam a retirada dos tachões instalados na rua Bom Retiro, no bairro Nova Brasília. Segundo o vereador, tal investimento não resolve o problema da alta velocidade dos veículos que trafegam na via.

Lombofaixas e semáforos inteligentes

Bartniak destacou que a prioridade de instalação das lombofaixas é nas proximidades de escolas. Ele salientou que há pouco tempo não havia regulamentação sobre a instalação das lombofaixas (faixas elevadas para a travessia de pedestres) e que agora há a regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Outra necessidade destacada pelo diretor foi a instalação de semáforos inteligentes. Ele destacou que o mercado possui equipamentos sofisticados que podem trazer melhorias para o trânsito de Joinville e que a aplicação pode ser feita em etapas.

Reclamações

O Departamento de Trânsito de Joinville recebe informações dos problemas de funcionamento de semáforos e de outras danificações na sinalização pelo telefone 153.

Foto de Sabrina Seibel

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