A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), através da Divisão de Suporte informa que está solicitando aos líderes de bancadas que indiquem os homenageados com a Medalha Antônia Alpaídes, através de memorando para que possa ser apresentado o projeto de resolução. A sessão solene deve ocorrer no dia 20 de novembro e até esta data a resolução deve ser publicada.
Atendendo a solicitação a bancada do PSL apresentou a sua indicada para ser homenageada: Maria Aparecida Gomes Tolffano, comerciante, proprietária doToffano’s Eventos, restaurante da Recreativa do Sindicato dos Comerciários de Joinville, onde é a ecônoma. E possui também participação em projetos sociais realizados em Joinville.
Medalha de Mérito Antonia Alpaídes – É a mais importante outorga individual prestada pela representação maior da cidade, o Poder Legislativo, para as pessoas que, por meio da arte, cultura, educação prestaram serviços relevantes ou destacaram-se na defesa da raça negra.
Quem foi Antônia Alpaídes? Antônia Alpaídes Cardoso dos Santos foi professora. Nasceu em 1904 e morreu em 1968, aos 64 anos. Atuou nas Escolas Rui Barbosa, Germano Timm, Prefeito João Colin, Conselheiro Mafra, aposentou-se e continuou a lecionar como professora particular em sua casa. A mestre sempre manteve a imagem de ser rígida e disciplinadora, procurava impregnar em seus alunos dotes morais e princípios espirituais, a fim de melhor estabelecer parâmetros, à vida em sociedade. Entre seus alunos que se desatacaram estão os saudosos deputados Adhemar Garcia Filho, Nagib Zattar, o médico Tuffi Dippe, Olívia Maia Mazzoli e outros. A missão maior da educadora Antônia Alpaídes era: “ensinar a ensinar”.