Os vereadores de Joinville e Araquari, integrantes da Comissão Especial de Transportes, que discutem a implantação da integração do transporte coletivo para transportar os moradores do trecho, compreendido entre o bairro Itinga (Joinville) e a localidade de Porto Grande (Araquari), participaram de uma reunião no Seterb – Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau, onde conheceram como funciona o sistema daquela cidade. De acordo com o diretor presidente da repartição, Rudolf Clebsch, Blumenau conseguiu concretizar a primeira linha de integração de ônibus com município vizinho de Gaspar, em fevereiro deste ano.
O problema já se arrastava há muito tempo e bastaram três anos de estudos, estratégias e determinação política para a implantação do sistema cujo projeto envolveu as prefeituras das duas cidades, o Consórcio Siga (que integra as empresas prestadoras do serviço na cidade) e o Departamento de Transportes e Terminais Rodoviários de Santa Catarina (Deter).
Um detalhe importante para os usuários do sistema é que a homologação do serviço não majorou o preço da tarifa. O passageiro sai da localidade de Belchior, em Gaspar, entra em Blumenau através da estação de integração mais próxima da divisa dos municípios e segue até o destino final pelo preço único (em torno de R$ 5,00), no retorno ele pagará R$ 2,90 (a tarifa de Blumenau) e mais a fração de R$ 2,10 – que completará R$ 5,00 – para retornar ao seu destino.
A informação agradou os vereadores Juarez Pereira, presidente da comissão, Osmari Fritz, proponente do projeto, Adilson Mariano, relator e Zilneti Nunes, do legislativo joinvilense, além do vereador araquariense e presidente da Câmara, Mário Paulini. Para os parlamentares, o sistema implantado em Blumenau demonstra que também é possível fazê-lo em Joinville e Araquari.
De acordo com Clebsch, o sistema integrado de Blumenau e o projeto de viabilidade com a implantação dos corredores, exclusivos para os ônibus do transporte coletivo urbano, apresentou um ganho importante que diminuiu em uma hora por dia a permanência do passageiro no interior dos ônibus, que significa um dia por mês.
Nesta terça-feira os parlamentares da comissão se reunirão com técnicos da Secretaria Municipal de Transportes e Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis (Setuf), Deter e Deinfra para discutir sobre o projeto de Joinville/Araquari.