Início Notícias Comissões Vereadores mirins tomam posse

Vereadores mirins tomam posse

0

Eles são pequenos, a maioria deles não alcançou a altura do microfone para discursar, só ajustando bastante, mas o discurso é de gente grande e politizada. A pequena Jésica Fernanda Baruna, com 11 anos, mas que parece até menos, ocupou a cadeira da presidência e comandou a sessão. Todos os vereadores-mirins proferiram o termo de compromisso, assinaram o livro de posse e foram diplomados. Pela primeira vez os 19 alunos, agora vereadores-mirins ocuparam a tribuna e discursaram. A vereadora-mirim Deyse Adriano destacou que pretende aprender sobre o mundo legislativo e representar a Escola Municipal Prefeito Wittich Freitag. Eduardo Tomelim seguiu a mesma linha de discurso reafirmando a importância de aprender sobre legislação e ter responsabilidade. A vereadora-mirim Nicolli Voltolini reforçou o pronunciamento dos colegas. “É bom saber desde cedo sobre política. Eu acredito que política deveria fazer parte da grade curricular, assim, formaríamos eleitores mais conscientes”, destacou Nicole. O vereador-mirim Rafael Granza de Mello afirmou que não irá brincar de vereador, mas sim buscar soluções para os problemas junto com os demais colegas eleitos.

Para a vereador-mirim Gabriel da Silva os pequenos atos podem ajudar muito a cidade, como dar a destinação correta para o lixo. João Pedro Bervalt, que teve como principal cabo eleitoral uma das professoras, frisou que está sendo cobrado pelos amigos para que seja feita uma pista de skate na escola Pedro Ivo Campos ou no bairro Costa e Silva e ainda destacou que os professores são merecedores de reajuste salarial. O vereador-mirim Pedro Miguel de Andrade Filho aproveitou o espaço na tribuna para cobrar providências do poder público para que as salas de aula tenham armários. A vereadora Jésica finalizou afirmando que a passagem pela Câmara é uma experiência nova para os 19 pré-adolescentes que pretendem ajudar as escolas de Joinville.

A coordenadora da Câmara Mirim, Sabrina Piva, explicou que durante três dias os alunos passaram por um curso de oratória e também foi realizada uma reunião com os pais dos pequenos vereadores. “Esses alunos são líderes e se destacam nas suas escolas, ao longo do ano eles ainda irão progredir ainda mais e conhecer muito mais os trabalhos da Câmara de Joiville”, destacou Sabrina.

A vereadora Dalila Leal afirmou que os professores deram vida ao projeto de vereadores-mirins. “Os alunos são ótimos oradores e isso é graça aos professores, são eles que formam nossos cidadãos”, avaliou Dalila. Para o vereador Lauro Kalfels é possível transformar as ideias dos vereadores-mirins em leis. O presidente da Casa ressaltou que as escolas têm participação efetiva no trabalho da Câmara de Vereadores-Mirins. “Foram 180 candidatos e mais de 17 mil eleitores”, destacou Odir.

Os vereadores-mirins começam a ter agenda própria, está marcado um café com o prefeito Carlito Mers, eles também irão conhecer a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e as cidades de Curitiba e São Francisco do Sul.

[widgetkit id=6]

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentárioCancelar resposta

Sair da versão mobile