A ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, recebe nesta sexta-feira (dia 13) o Titulo de Cidadã Honorária de Joinville.
A homenagem da Câmara de Vereadores está marcada para às 17 horas, no plenário da Casa, e foi proposta pelo vereador Manoel Bento e aprovada por unanimidade pelos parlamentares.
Segundo o proponente da homenagem, Ideli foi uma das responsáveis pela implantação do campus da Universidade de Santa Catarina em Joinville e da subestação Eletrosul. “Em muitos pedidos tivemos êxito com a ajuda de Ideli, o que demonstra o carinho da Ministra por nossa Joinville”.
No mês passado, a ministra esteve em Joinville onde fez o repasse de R$ 125 milhões para obras de saneamento básico, para Arena Joinville e obras de mobilidade urbana.
Currículo
Nascida em São Paulo no dia 18 de março de 1952, Ideli Salvatti é licenciada em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Iniciou sua militância em Joinville, nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Pastoral Operária, Associações de Moradores e no Centro de Defesa dos Direitos Humanos, entidade da qual foi fundadora e presidente. Em 1987, foi eleita presidente da Associação dos Licenciados em Santa Catarina (ALISC).
Foi uma das fundadoras da Central Única dos Trabalhadores (CUT/SC), sendo tesoureira na gestão 1988-1991.
Professora de 1983 até 1994, foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE/SC) por dois mandatos (em 1989 e 1992), quando já vivia em Florianópolis.
No campo político, Ideli foi a primeira mulher eleita senadora de Santa Catarina e também cumpriu dois mandatos como deputada estadual (1994-1998 e 1999-2002).
Por sua defesa ao governo, foi escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar por duas vezes a função de Líder do Governo no Congresso. Ideli Salvatti também foi quatro vezes Líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado.
Presidente da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas desde 2009, ela foi titular nas comissões de Constituição e Justiça e de Infraestrutura, e suplente em mais três: Educação, Assuntos Sociais, e Assuntos Econômicos.
Ideli também esteve à frente do Ministério da Pesca e Aquicultura.