O Instituto Joinvilense de Assistência aos Surdos – IJAS esteve presente na Tribuna Livre da Câmara desta quarta-feira (26). Voluntária no Instituto, Kátia Regina abordou no discurso os eventos, cursos e projetos realizados pelos voluntários do IJAS em oito anos de atuação do Instituto.
Além da apresentação das atividades desenvolvidas pelos IJAS, Kátia destacou a legislação aprovada em favor da comunidade surda. Ela lembrou que em abril de 2002 a língua brasileira de sinais (Libras) foi reconhecida como língua materna dos surdos. A oradora ressaltou também a importância do Plano Nacional de Educação que atua para regularizar e apresentar oficialmente a sala bilíngue para surdos. “Pensando como movimento social surdo, Libras dá voz a essa comunidade”, afirmou.
Na Tribuna Livre da semana passada o presidente da Associação de Apoio aos Surdos de Joinville e Região (AASJLLE), Tiago Antônio Fagundes de Oliveira, também discursou em defesa da implantação de uma escola bilíngue em Joinville.
Tribuna Livre
Tribuna Livre é um espaço de 20 minutos no começo das sessões ordinárias das quartas-feiras, que é aberto a entidades legalmente constituídas. A cada sessão, até duas entidades podem se apresentar pelo tempo de 10 minutos cada uma. Confira como participar.
Texto: Jornalismo CVJ, por Jeferson Luis dos Santos / Foto: Sabrina Seibel