Oficina de Direitos Humanos
Na segunda (21/11) e terça-feira (22/11), os vereadores mirins participaram da oficina “Falando seus Direitos”, um projeto coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH), que visa o empoderamento dos vereadores mirins de Santa Catarina, com objetivo de formar um adolescente cidadão, consciente de seus direitos humanos e apto a protagonizar espaços democráticos de participação social.
Banheiros químicos na região rural
Na terça-feira (22/11), a Comissão de Urbanismo discutiu sobre o a preocupação com o número de banheiros químicos a serem disponibilizados na região rural de Joinville durante a temporada de verão. Para o vereador Sidney Sabel (sem partido), seriam necessárias mais que as dez unidades previstas pelo edital da Prefeitura. Já o vereador Dorval Pretti (PCdoB) defendeu que os banheiros também sejam disponibilizados na região da Vigorelli. Os parlamentares sugeriram que fossem convidados representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Joinville e da Agência de Desenvolvimento Regional, que será realizada na próxima terça-feira (29/11), às 14h, pelas comissões de Urbanismo e Economia.
Divulgação dos Direitos dos Idosos
A Comissão de Participação Popular aprovou, na quarta-feira (23/11), o Projeto de Lei 14/2016, que pretende obrigar a Prefeitura a divulgar os direitos dos idosos, bem como o número dos telefones do Conselho Municipal do Idoso, em repartições públicas municipais com grande circulação de pessoas, como postos de saúde, hospitais, secretaria municipal e escolas. Além disso, as informações devem ser divulgadas também no site da Prefeitura e de autarquias municipais.
Prevenção ao desaparecimento de crianças
A Tribuna Livre de quarta-feira (23/11) foi espaço para a divulgação de campanha de prevenção ao desaparecimento de crianças durante a temporada de verão em Santa Catarina. A delegada da Polícia Civil Tania Harada, que cuida da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, trouxe dicas para os pais tomarem cuidado e prevenirem situações como essas, além de apresentar o trabalho que é realizado pelos policiais nesses lugares. A delegada afirmou ainda que a Polícia Civil fará ações de distribuição de pulseirinhas de identificação de crianças e de materiais informativos sobre a prevenção e sobre as atitudes que devem ser tomadas quando a criança desaparecer nas praias ou em locais de aglomeração.
Título de cidadão honorário a Heinz Kricheldorf
Na quarta (23/11), a Câmara também entregou do título de Cidadão Honorário ao dentista e orquidófilo, Heinz Kricheldorf. Heinz é natural de Rio Negro, Paraná, mas desde a infância mora em Joinville, onde construiu sua vida e carreira. O título de cidadão honorário é concedido a naturais de outros Municípios que tenham prestado reconhecidos serviços à comunidade de Joinville. A outorga do título de Cidadão Honorário a Heinz foi proposta pelo vereador Sidney Sabel (sem partido).
Texto: Jornalismo CVJ, por Pâmela Ritzmann de Lima / Edição: Jeferson Luis dos Santos / Foto: Sabrina Seibel