Início Notícias Os destaques da palavra livre desta quarta-feira (02/03/22)

Os destaques da palavra livre desta quarta-feira (02/03/22)

0
Sessão ordinária

Wanderlei Monteiro (PT) disse que apresentou projeto de lei que propõe programa infantil noturno de educação, para atender aos pais que trabalham à noite e acabam deixando os filhos na casa de parentes e vizinhos, por exemplo. Para ele, seria uma forma de diminuir a disparidade social da cidade.

Sales (PTB) disse que hoje é o primeiro dia da quaresma e muitos católicos procuram as igrejas para refletir.

Cassiano Ucker (Cidadania) falou de prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, na última sexta, sobre os números do ano passado, e que houve um aumento de cerca de 40% nos óbitos, em parte em razão da pandemia, o que não foi pior porque houve medidas de controle, como a abertura de novos leitos de UTI.

Sidney Sabel (União Brasil) contou que recebe muitas reclamações sobre o transporte escolar. Na Estrada do Pico há crianças que estão sendo deixadas até 2,5 km distantes de suas casas, o que ele considera um absurdo. Ele pediu mais atenção da Prefeitura e do Estado.

Henrique Deckmann (MDB) criticou quem queima seu lixo na rua. Falou que móveis e outros objetos podem ter a retirada para descarte adequado agendada pelo telefone (47) 3441-0400. Quem flagrar a queima de lixo nas ruas deve denunciá-la à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (47) 98809-4105.

Alisson Julio (Novo) falou sobre a inauguração do Espaço do Empreendedor, em parceria com o Sebrae, que tem objetivo de facilitar a abertura de empresas. Disse que houve empenho dos servidores no projeto.

Wilian Tonezi (Patriota) agradeceu o prefeito Adriano Silva (Novo) por tê-lo recebido para conversar sobre o futebol amador na cidade, junto com outros convidados. A liga amadora depende bastante do poder público. Também criticou a abertura de valas pela Companhia Águas de Joinville e cobrou o fechamento mais rápido.

Lucas Souza (PDT) apelou à Prefeitura — com quem tem dificuldade de diálogo, segundo ele — para que use recurso de emenda para pavimentação, que é um anseio da população da Zona Sul. Disse que os bairros Fátima e Jarivatuba serão conectados com a obra.

Maurício Peixer (PL) disse que é católico praticante e que hoje é o início da quaresma, período de 40 dias de reflexão. Hoje começa a campanha da fraternidade com o tema “Fraternidade e Educação”, e tem pessoas que ainda distorcem o que é ensino.

Brandel Junior (Podemos) disse que teve reunião com moradores do Bucarein sobre a mudança do Centro Pop para lá, o que ele é contra. Também conversou como moradores em situação de rua e pediu um diagnóstico dessa população para que sejam tomadas ações específicas. Opinou ainda que não se pode usar o assistencialismo para manter as pessoas na rua.

Kiko do Restaurante (PSD) disse ter recebido várias manifestações em redes sociais sobre ponte de madeira na rua Agostinho dos Santos, no bairro Comasa, que já passou por reformas. Ontem houve um acidente. É preciso fazer uma nova ponte, mas de concreto.

Pastor Ascendino Batista (PSD) exibiu vídeo que o mostrava em cruzamento do Jardim Paraíso, pedindo melhorias na mobilidade. A comunidade quer uma rotatória, que já tem projeto na Prefeitura. Ela daria um fluxo melhor para o trânsito.

Diego Machado (PSDB) mostrou imagens de buracos no asfalto na rua 15 de Outubro, no Rio Bonito, causados, segundo ele, pela SCGás, que não está sendo devidamente fiscalizada. Esteve com secretários por uma fiscalização. Uma força-tarefa deve ser montada na Sama com vistas à recuperação do asfalto.

Sair da versão mobile