Alunos do último ano da educação básica da rede pública municipal poderão ter acesso a um serviço de orientação profissional. A determinação, prevista no Projeto de Lei Ordinária 159/2022, recebeu aprovação dos vereadores na sessão ordinária desta terça-feira (4).
O objetivo do texto, proposto por Lucas Souza (PDT), é dar apoio aos estudantes na decisão sobre o prosseguimento dos estudos em cursos técnicos de nível médio e na educação superior. Segundo o projeto, a orientação profissional será realizada por profissionais habilitados que integrem o quadro de servidores municipais.
Na opinião de Lucas Souza, o projeto vai proporcionar ao município a oportunidade de despertar aptidões e reduzir a evasão escolar no ensino médio. O autor da proposta ainda comentou que o projeto vai ter impacto fundamental na educação de Joinville e “transformar a vida” dos estudantes.
Relatora da matéria na Comissão de Educação, Ana Lucia Martins (PT) analisou que a orientação profissional possibilita ao aluno conhecer diferentes profissões e suas respectivas possibilidades salariais e de atuação. A vereadora também defendeu a importância da contratação de psicólogos e assistentes sociais para todas as escolas da rede municipal.
Antes de ser enviado para sanção ou veto do prefeito Adriano Silva (Novo), o projeto precisa receber aprovação em segunda votação.