Início Notícias Destaque do Dia Revisão do Plano de Manejo da APA Dona Francisca pode ser concluída...

Revisão do Plano de Manejo da APA Dona Francisca pode ser concluída em outubro

Proponente do debate, Diego Machado (PSD) destacou a urgência da regularização fundiária para quem habita regiões com características urbanas

0

A Comissão de Urbanismo discutiu, nesta terça-feira (6), o andamento da atualização do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Serra Dona Francisca (APA Dona Francisca).

Durante a reunião, a Secretaria de Meio Ambiente (Sama), pasta responsável pela revisão do documento, informou aos vereadores que a nova versão do plano — que visa permitir a regularização fundiária de moradores da área protegida — deve ser finalizada em outubro, e não mais em julho, como previsto inicialmente.

Proponente do debate, o vereador Diego Machado (PSD) destacou a urgência da regularização fundiária para aqueles que habitam regiões com características urbanas, consolidadas, dentro da área de proteção. Segundo ele, processos de regularização estão sendo negados pela Prefeitura devido à ausência da atualização do plano, que é o documento que define as normas de uso do solo em unidades de conservação.

O parlamentar argumentou que os indeferimentos violam a Lei Federal nº 13.465/2017, que estabelece diretrizes para a regularização fundiária em âmbito nacional. “Milhares de cidadãos são privados de serviços essenciais e infraestrutura básica porque uma legislação federal está sendo ignorada no município”, afirmou.

Em resposta, a gerente da Unidade de Desenvolvimento de Gestão Ambiental da Sama, Magda Franco, explicou que o plano de manejo vigente, publicado em 2013, não incorpora a legislação federal justamente por ter publicação anterior á lei de regularização. A gestora ressaltou que a complexidade da revisão — devido à extensão da APA, que abrange cerca de um terço do território de Joinville — motivou o adiamento da previsão de conclusão.

A representante da Sama acrescentou que, após a finalização da minuta do novo plano, uma consulta pública será aberta para subsidiar ajustes. Em seguida, o documento será submetido ao Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema) e, após aprovação, encaminhado à Procuradoria Geral do Município (PGM) para validação jurídica.

Outras deliberações

Praça do Bosque

A Comissão aprovou requerimento do vereador Wilian Tonezi (PL) para diligência na Praça do Bosque, no bairro Costa e Silva, no dia 26 de maio, às 9h. O objetivo é acompanhar o progresso das obras de revitalização do espaço.

Audiência Pública

Os vereadores também agendaram para o dia 2 de junho, às 19h30, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei 18/2025, que regulamenta atividades comerciais no mirante de Joinville.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentárioCancelar resposta

Sair da versão mobile