A fila para exames de endoscopia na saúde pública de Joinville tem mais 5,8 mil pacientes. Para a colonoscopia, são outros 5,6 mil. Somados, são 11,4 mil pessoas à espera de atendimento. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.
Esses exames são realizados para a investigação e acompanhamento de doenças do sistema digestório, conforme a gerente de regulação da saúde, Franci Machado, no ano passado, o descredenciamento, por razões sanitárias, de uma clínica que realizava parte dos exames do município contribuiu para o surgimento das filas.
Mesmo com edital aberto, não houve instituição interessada em assumir os exames. Franci destacou que a Tabela Sus prevê, por exemplo, o repasse de R$ 48 para um exame de endoscopia, valor que ela considera defasado.
Proponente da reunião, Pastor Ascendino Batista (PSD) sugeriu que a Prefeitura amplie o convênio que realiza a compra dos exames no Hospital Bethesda.
Atualmente, o Hospital Bethesda é a única instituição que realiza os exames para pacientes ambulatoriais. Para pacientes hospitalares, que são idosos ou com comorbidades, os exames são realizados no hospital Regional.
Presidente da Comissão de Saúde, Brandel Júnior (Podemos) defendeu o uso de uma emenda federal para a compra dos exames junto ao Bethesda.
Ouça a reportagem completa da Rádio Câmara Joinville 102,3 FM