Início Notícias Vereadores acompanham desocupação em área de recuperação ambiental no Adhemar Garcia

Vereadores acompanham desocupação em área de recuperação ambiental no Adhemar Garcia

O terreno, alvo de ocupações irregulares e atividades ilícitas, causava insegurança aos moradores locais

0

RESUMO: Vereadores de Joinville, através da Comissão de Proteção Civil e Segurança Pública, acompanharam a desocupação de uma área de recuperação ambiental no bairro Adhemar Garcia. O terreno, alvo de ocupações irregulares e atividades ilícitas, causava insegurança aos moradores locais. O vereador Mateus Batista, que solicitou a ação, classificou a operação como “enxuga-gelo” e defendeu que a prefeitura notifique a proprietária do terreno para que o local seja cercado. A Guarda Municipal, que participou da diligência, revistou sete pessoas, todas com passagens policiais. O caso será discutido em uma reunião da Câmara no dia 23 de setembro.

A Comissão de Proteção Civil e Segurança Pública acompanhou nesta quinta-feira (11) a desocupação de um terreno particular, considerado como parte de um projeto de recuperação de área degradada, no bairro Adhemar Garcia. O local, na rua Jarivatuba, era alvo de ocupação irregular por pessoas em situação de rua e, conforme relatos dos vereadores, era palco de ações ilícitas.

O vereador Mateus Batista (União), que solicitou a diligência, relatou que a Guarda Municipal realiza com frequência desocupação da área, ação que ele considera “enxuga-gelo”. Batista avaliou que cabe à Prefeitura notificar a proprietária para cercar e proteger o terreno, evitando novas invasões.

Moradores do entorno relataram que convivem com a insegurança há dois anos. O síndico do condomínio vizinho, Anderson Dacheri, afirmou que já foram feitas denúncias ao Ministério Público e às polícias Ambiental e Militar.

Dacheri ainda relatou que há registros de furtos em um outro condomínio, nos fundos do terreno, e defendeu que a área seja protegida com um muro alto, não apenas uma cerca frágil.

Durante a ação, sete pessoas foram revistadas e orientadas a retirar seus pertences. A Guarda Municipal confirmou que todas tinham passagens policiais.

Além de Batista, participaram da diligência os vereadores Instrutor Lucas (PL) e Érico Vinicius (Novo). A ação ainda contou com a presença da Guarda Municipal e representantes da Secretaria de Meio Ambiente (Sama) e Secretaria de Proteção Civil (Seprot).

Reunião na Câmara

O caso será discutido em reunião da Comissão de Proteção Civil no dia 23 de setembro, com a presença de secretarias municipais e da proprietária do terreno, para buscar soluções definitivas.

Guarda Municipal revista suspeitos em terreno público/Salmo Duarte/CVJ

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentárioCancelar resposta

Sair da versão mobile