Vereadores participaram da inauguração da Central de Atendimento da Dengue de Joinville, nesta segunda-feira (27). O serviço de assistência a pacientes com sintomas leves e moderados começa a funcionar amanhã (28), das 8h às 17h, na Unisociesc Campus Park, no bairro Boa Vista (rua Prefeito Helmuth Fallgatter, 3333).
Será oferecido atendimento para a população sintomática com 15 anos ou mais, incluindo diagnóstico, hidratação e tratamento, segundo a prefeitura.
“A Central de Atendimento da Dengue de Joinville vem numa excelente hora, porque os PA estão com superlotação e muitas pessoas estão com sintomas”, afirma o presidente da CVJ, Diego Machado (PSDB).
Segundo o vereador, o prefeito Adriano Silva (Novo) ouviu os apelos da comunidade e da Câmara e montou uma central, em menos de 72h, com o apoio da Unisociesc.
Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Henrique Deckmann (MDB) ressalta que o serviço é específico para pacientes com sintomas leves e moderados e que pessoas com sintomas mais graves — hemorragia, desmaio e confusão mental, por exemplo — devem ser levadas diretamente aos pronto-atendimentos.
A prestação de contas da Secretaria de Saúde à comissão, que seria realizada nesta segunda-feira, em audiência pública, foi remarcada para 10 de abril, às 14h, por conta da inauguração da central.
Sintomas
Os sintomas mais frequentes da dengue são:
- febre alta;
- dores no corpo e nas articulações;
- dor atrás dos olhos;
- mal estar;
- falta de apetite,
- dor de cabeça;
- manchas vermelhas no corpo.
Medicamentos com ação anti-inflamatória, como ibuprofeno, nimesulida, cetoprofeno, diclofenaco e ácido acetilsalicílico, não devem ser utilizados por pessoas com sintomas de dengue.