RESUMO: A Comissão de Saúde recebeu a Secretaria de Saúde para conhecer as ações do Serviço Organizado de Inclusão Social (SOIS), que atua desde 2005 na inclusão de pessoas com transtorno mental grave ou dependência química. O SOIS se baseia em quatro pilares: trabalho, educação, rede de apoio e lazer, promovendo oficinas, reinserção no mercado de trabalho, educação de jovens e adultos, e atividades socioculturais.
A Comissão de Saúde desta quarta-feira (30) recebeu representantes da Secretaria de Saúde para a apresentação das ações do Serviço Organizado de Inclusão Social (SOIS) em Joinville. Componente da Rede de Atenção Psicossocial, o SOIS, com atuação em Joinville desde 2005, promove inclusão de pessoas com transtorno mental grave e persistente ou com necessidades decorrentes do uso de álcool e drogas.
A coordenadora do SOIS, Ana Caroline Giacomini, destacou que as ações da frente seguem quatro pilares: trabalho, educação, rede de apoio e o lazer e atividades socioculturais.
Entre as ações, ela destacou oficinas realizadas em parcerias com empresas, que auxiliam a reinserção de pacientes no mercado de trabalho, a parceria com a Secretaria de Educação para a educação de jovens e adultos, além de terapias comunitárias e oficinas de musicalização.
Dentre as ações culturais, a representante do SOIS comentou que, a partir das oficinas, houve a criação de um grupo que se apresentará na edição do Festival de Dança de Joinville neste ano.
Atualmente o SOIS possui 155 usuários em atendimento, 23 oficinas em grupos e duas turmas de educação de jovens e adultos. O ingresso ao serviço pode ser feito por espontânea vontade ou encaminhamentos dos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Proponente da reunião, o vereador Pastor Ascendino Batista (PSD) também é autor da Moção 338/2025, que parabeniza os servidores do Serviços Organizados de Inclusão Social (SOIS) pelos vinte anos de fundação.

Próximos debates
A Comissão de Saúde também deliberou debates dos próximos encontros do colegiado:
28/07, 14h: Discussão sobre a terceirização das recepções das unidades de saúde, encontro proposto por Brandel Junior (PL);
17/09, 14h: Reunião com convidados para tratar sobre a criação de um programa municipal de acompanhamento especializado para crianças diagnosticadas com Diabetes Tipo 1. Encontro proposto por Franciel Iurko (MDB).