Início Notícias Comissão de Saúde conhece ações do Serviço Organizado de Inclusão Social, o...

Comissão de Saúde conhece ações do Serviço Organizado de Inclusão Social, o SOIS

Serviço possui 155 usuários em atendimento, 23 oficinas em grupos e duas turmas de educação de jovens e adultos

0

RESUMO: A Comissão de Saúde recebeu a Secretaria de Saúde para conhecer as ações do Serviço Organizado de Inclusão Social (SOIS), que atua desde 2005 na inclusão de pessoas com transtorno mental grave ou dependência química. O SOIS se baseia em quatro pilares: trabalho, educação, rede de apoio e lazer, promovendo oficinas, reinserção no mercado de trabalho, educação de jovens e adultos, e atividades socioculturais. 

A Comissão de Saúde desta quarta-feira (30) recebeu representantes da Secretaria de Saúde para a apresentação das ações do Serviço Organizado de Inclusão Social (SOIS) em Joinville. Componente da Rede de Atenção Psicossocial, o SOIS, com atuação em Joinville desde 2005, promove inclusão de pessoas com transtorno mental grave e persistente ou com necessidades decorrentes do uso de álcool e drogas.

A coordenadora do SOIS, Ana Caroline Giacomini, destacou que as ações da frente seguem quatro pilares: trabalho, educação, rede de apoio e o lazer e atividades socioculturais.

Entre as ações, ela destacou oficinas realizadas em parcerias com empresas, que auxiliam a reinserção de pacientes no mercado de trabalho, a parceria com a Secretaria de Educação para a educação de jovens e adultos, além de terapias comunitárias e oficinas de musicalização.

Dentre as ações culturais, a representante do SOIS comentou que, a partir das oficinas, houve a criação de um grupo que se apresentará na edição do Festival de Dança de Joinville neste ano.

Atualmente o SOIS possui 155 usuários em atendimento, 23 oficinas em grupos e duas turmas de educação de jovens e adultos. O ingresso ao serviço pode ser feito por espontânea vontade ou encaminhamentos dos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Proponente da reunião, o vereador Pastor Ascendino Batista (PSD) também é autor da Moção 338/2025, que parabeniza os servidores do Serviços Organizados de Inclusão Social (SOIS) pelos vinte anos de fundação.

Vereadores assistem à explicação sobre o SOIS/ Mauro Schlieck/CVJ

Próximos debates

A Comissão de Saúde também deliberou debates dos próximos encontros do colegiado:

28/07, 14h: Discussão sobre a terceirização das recepções das unidades de saúde, encontro proposto por Brandel Junior (PL);

17/09, 14h: Reunião com convidados para tratar sobre a criação de um programa municipal de acompanhamento especializado para crianças diagnosticadas com Diabetes Tipo 1. Encontro proposto por Franciel Iurko (MDB).

SEM COMENTÁRIOS

Deixe um comentárioCancelar resposta

Sair da versão mobile